A manhã e a tarde deste sábado foram de mobilização para reparar os estragos provocados pelo temporal da noite de sexta-feira na Grande Florianópolis. Os ventos fortes deixaram um rastro de destruição nos arredores da Via Expressa, no bairro Capoeiras, na Capital.
Continua depois da publicidade
A cobertura do pátio de uma loja de carros não suportou a ventania e cedeu sobre os veículos. Pela manhã, um caminhão guindaste era usado na remoção da estrutura danificada.
Na mesma região, uma árvore caiu sobre a via na Servidão João Salvador Perez, ao lado do Hipermercado Big, e deixou o trânsito bloqueado no trecho. Também no bairro Capoeiras, um outdoor envergou com a força dos ventos e exigiu o uso de um guindaste nos trabalhos de remoção nesta manhã.
O comando dos bombeiros em Florianópolis destaca que já foram atendidas pelo menos 80 ocorrências relacionadas ao temporal. A prioridade das equipes está voltada para o corte de árvores caídas e outras formas de obstrução na rede elétrica.
A Defesa Civil e a Epagri/Ciram emitiram um alerta para a ocorrência de temporais localizados entre o período da tarde e noite deste sábado em todas as regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Queda de estrutura deixa feridos na BR-101
Na BR-101, em São José, uma estrutura que segurava placas de sinalização desabou sobre três veículos e deixou três pessoas feridas na noite de sexta-feira durante o temporal. Duas vítimas tiveram lesões leves e outra sofreu lesões de grau moderado. O bloqueio nos dois sentidos da pista provou mais de 14 quilômetros de fila.
Também em São José, a queda de energia causada por danos à rede elétrica dificultou os atendimentos no Hospital Regional durante toda a noite. Segundo a Celesc, as equipes operacionais tiveram dificuldades em acessar o alimentador que abastece a unidade. Por causa do problema, o hospital precisou operar com o gerador próprio até o início da manhã deste sábado, quando o local foi acessado e a rede restabelecida.