O Campeonato Brasileiro de Futebol está quase delineado. E não é de hoje. Havia um compromisso firmado entre TV Globo, Clube dos 13, Clube Brasil e CBF de que a competição não teria mais do que 48 clubes, ou seja, 26 na Série A e 22 na Série B. Com a subida de Juventude e São Caetano para a série principal, esta ficaria com 28 participantes. Para manter o número de 48, já existiria um acordo para que a Série B ficasse em 20 clubes. Mas a intervenção do ministro Melles pode mudar tudo.

Continua depois da publicidade

O jogo da TV Marcílio Dias e Figueirense reeditam hoje em Itajaí o primeiro jogo da semifinal do ano passado. O Marcílio Dias foi à final com o JEC justamente eliminando o Figueira, que hoje terá três ou quatro desfalques. O vice-campeão precisa somar pontos para encarar o Criciúma na terça-feira e tentar se aproximar do líder Tubarão. Imperdível o jogo de hoje em Itajaí, que terá Oscar Roberto Godói no apito.

Século 21 O amadurecimento no futebol é algo inevitável até para a sobrevivência dos clubes. Incentivar a rivalidade em campo é imperioso. Amadurecer administrativamente é inteligente. Veja só, leitor! O Remo, de Belém, está sendo representado na reunião do Clube Brasil pelo seu arquirival, Paysandu. Em Natal, o América filiou-se ao Clube Brasil pelas mãos e indicação do ABC. E Avaí e Figueirense?

Mais dois Criciúma e Internacional, às 16h, é um jogo para confirmação da boa fase do Internacional de Lages. O Criciúma, que teve uma semana onde alguns boatos surgiram em torno do técnico Gonzaga Milioli, não tem outro resultado senão a vitória. Em Chapecó, a pergunta: continua a via-crucis da Chapecoense? Pior, o adversário é o campeão do primeiro turno, o Tubarão.

Os participantes Há algum tempo, o Clube Brasil enviou uma relação à CBF com os nomes dos clubes que entende que devem ser os participantes da Série B deste ano. Para fortalecer a decisão, a relação foi aprovada pela TV Globo com a assinatura de um de seus dirigentes no documento. Ontem à tarde, dirigentes da televisão reuniram-se com o ministro Carlos Melles. Mas o número não ficou definido a pedido do ministro. Brecha para Caxias e Figueirense.

Continua depois da publicidade

Hoje, a reeleição O Clube Brasil, que completou um ano de existência ontem, teve eleição para a presidência durante sua reunião de ontem num hotel do Centro de Florianópolis. O atual presidente, Fancisco Batista, deve ser reeleito. A reunião do Conselho Deliberativo do Avaí para firmar posição em torno desta eleição acabou dando em nada. O presidente do clube, Flávio Félix, deve ter ido ao jantar de ontem com os presidentes dos demais clubes filiados, com ou sem a presença do presidente do Figueirense.

Caixa zerado Em meio à crise financeira de algumas equipes do futebol estadual, a situação atual do campeão catarinense pode ser considerada satisfatória. Segundo relatório do ex-presidente, Irineu Machado, o tricolor vai fechar o mês com R$ 220 mil de receita mínima. As despesas devem bater quase em R$ 230 mil, contando a folha dos atletas, dívidas trabalhistas e até um débito com a empresa Cambuci, detentora da marca Penalty.