Na próxima segunda, o governador Colombo libera em Joinville os R$ 700 mil para o projeto de alargamento da BR-280 entre o trevo do Itinga e o acesso a Balneário Barra do Sul. O trecho de 11 km é um dos mais congestionados da rodovia federal no trajeto entre Araquari e São Francisco do Sul, e a obra proporciona maior capacidade de tráfego.
Continua depois da publicidade
O governo do Estado se comprometeu com a obra há quatro meses, com promessa de elaboração imediata do projeto, mas o processo atrasou e agora está sendo retomado. A ADR de Joinville vai contratar o projeto.
Confira outras colunas de Jefferson Saavedra.
Em relação à obra, com possibilidade remota de ser licitada no início de 2018, o governo estadual espera utilizar os recursos em caixa do porto de São Francisco do Sul, mas ainda não há autorização da Antaq, a agência de regulação do setor. Portanto, há risco de o projeto ser concluído e não aparecer dinheiro para o alargamento da pista (o governo federal não tem recursos para esse investimento, ainda que se trate de rodovia federal).
Continua depois da publicidade
O governo estadual acredita que terá acesso aos recursos do terminal portuário. O custo está estimado em R$ 30 milhões para uma obra vista como paliativo. A duplicação da BR-280 entre o porto de São Francisco do Sul e o trevo com a BR-101 está licitada há três anos, mas o DNIT não tem recurso para dar início aos trabalhos neste momento.