No projeto de Ninfo König (PSB) para a regulamentação da hospedagem em imóveis residenciais em Joinville, está prevista a proibição de serviços de hotelarias nas vagas oferecidas. Ou seja, não pode ter refeições, serviços de despertador e quarto, lavanderia, chamada de táxi etc. Tal restrição não se aplica aos condomínios que oferecem tais serviços aos próprios moradores.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de Joinville e região.
Confira outras notas de Jefferson Saavedra
Os prazos
A proposta do vereador Ninfo prevê que os imóveis sejam cadastrados na Prefeitura para recolhimento de taxas e não podem oferecer estadia por menos de sete dias consecutivos. No ano, a residência só pode ser oferecida em 90 dias, no máximo, de forma contínua ou em intervalos. Na lista extensa de obrigações, tem até a aprovação dos condomínios.
Continua depois da publicidade
Concorrência
Até a origem dos inquilinos precisa ser informada em relatório. A proposta de Ninfo não cita nenhum serviço online, mas cita “plataformas eletrônicas” de divulgação, critério para enquadrar o Airbnb. Na justificativa, o vereador alega necessidade de evitar a “concorrência desleal” dos novos serviços com a hotelaria tradicional.