O transporte vai tomar boa parte do segundo semestre da Câmara de Vereadores de Joinville, com o fim do recesso a partir desta terça-feira. A ideia da Prefeitura de fazer a regulamentação do Uber já foi abandonada porque, como se trata de matéria também tributária, terá de passar pelos vereadores. Outra pendenga envolve o fretamento e as vans escolares.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura ainda recorre, mas tem que cumprir decisão judicial sobre ação contra a lei municipal de fretamento e das vans escolares – hoje são 192 veículos transportando estudantes. Por causa também de mudanças no Código de Trânsito, o setor terá de passar por nova regulamentação em Joinville. Já a proposta de James Schroeder (PDT) sobre o transporte turístico não deverá andar porque não tem aval da Prefeitura.
Troca do telhado
A troca da cobertura da Maternidade Darcy Vargas, feita em módulos, não suspendeu o atendimento em nenhum dos setores do hospital. O serviço de R$ 1,3 milhão deve ser concluída até o final de agosto. O telhado já passou por uma reforma antes, mas parte dele é remanescente da estrutura original, inaugurada em 1947.
Ainda não veio
Continua depois da publicidade
No final de junho, Mauro Mariani (PMDB) anunciou um ¿aporte considerável¿ para as duplicações das BRs 470 e 280. A informação foi passada após encontro de deputados com o ministro Moreira Franco, o secretário-geral da Presidência. Era coisa para os próximos dias. Até agora, no entanto, o reforço tão significativo ainda não apareceu.
Censo animal
O inédito censo dos animais em Joinville, iniciado em abril com trabalho de campo de agentes comunitários, vai se focar agora em áreas mapeadas com antecedência, como localidades de Pirabeiraba, Morro do Amaral, Jativoca e Cubatão. Na Vila da Oca, em Pirabeiraba, o levantamento dos dados já está completo.
Foco das castrações
É esse trabalho que vai definir os dois mil animais a serem castrados com base no censo de 2017. A coleta de informações sobre os animais domésticos vai continuar, com mudança no formato. Ainda em 2017, há planos para outras quatro mil castrações, duas mil para cães e gatos de famílias carentes e outras duas mil por meio de entidades. O censo quer mapear as áreas com mais demandas.
Aconchegar
Em substituição a grupo formado em 2006, foi criada em Joinville a comissão Aconchegar, para acompanhamento dos procedimentos de atendimento de vítimas da violência sexual. Além de representantes da Prefeitura e de órgãos do governo do Estado, Defensoria, PM, MP, Polícia Civil, entre outros, vão participar.
Continua depois da publicidade
Arquivo
Em São Francisco do Sul, o MP arquivou duas representações sobre suspeitas de nepotismo (presença de parentes em cargos comissionados) na Prefeitura. Não foram encontradas irregularidades. Em Joinville, estão sendo analisadas, pela própria administração municipal, pelo menos dez situações na Prefeitura, ainda sem definição se haveria ilegalidades.
Para o MPSC
Por não apontar interesse da União no caso, o Ministério Público Federal remeteu para o Ministério Público de Santa Catarina representação do ano passado contra dois médicos ausentes em plantão na rede municipal. A representação quer a apuração sobre os atestados usados para justificar a ausência no trabalho.
Recontratados
Os 37 professores temporários ameaçados de fim de contrato com transferência de alunos de escolas estaduais da zona Oeste estão sendo recontratrados. Um grupo maior, com 34, já tem nova lotação. Os três professores restantes serão realocados nos próximos dias.
Não era para agora
A ciclofaixa da rua Iguaçu, entre a Santos Dumont e a Dona Francisca, foi apagada após ter sido pintada há poucos dias por causa de equívoco na autorização do serviço para a empresa contratada para a sinalização: o correto seria sinalizar as ciclofaixas já existentes, nas esquinas. Mas a Iguaçu está nos planos para receber via exclusiva para bicicleta, mas mais adiante, quando já estiver decidido se a rua terá ou não mão única.
Continua depois da publicidade
Vai ter
As dúvidas sobre a legalidade do aumento no primeiro ano de mandato foram esclarecidas e os vereadores de Joinville vão aprovar, nos próximos dias, a reposição pela inflação dos seus salários. Serão concedidos 3,99%, em três parcelas de 1% cada, e uma de 0,99%, em formato semelhante ao concedido aos servidores da Prefeitura. Hoje, o salário dos vereadores é de R$ 12,3 mil, brutos.
No PR
Na nominata da nova executiva do PR de Joinville, já registrada no TRE e disponível no site, o presidente Maurício Peixer e o vice Pelé têm a companhia também do ex-vereador Roberto Bisoni. Dos dez suplentes do PR com mais de mil votos na eleição de 2016, só Valdemar Tomazi e Ronaldo Bello não estão na lista. Mas podem surgir mais dissidências.
Quer disputar
Na reunião de segunda-feira da executiva estadual do PSDB, o senador Paulo Bauer confirmou a disposição de concorrer ao governo do Estado em 2018. Antes, houve discussão sobre o tema. Marco Tebaldi foi incisivo em cobrar do grupo uma definição do partido sobre a eleição para governador. O deputado insistiu que é preciso decidir o que será feito em relação ao Centro Administrativo antes de tomar decisões sobre as disputas para deputado estadual e federal. Tebaldi defende nome próprio.
Mais nomes
Outras lideranças tucanas, como o prefeito Clésio Salvaro (Criciúma) e o deputado Vicente Caropreso. também cobraram. Salvaro e o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, se disseram à disposição. O presidente estadual Marcos Vieira não chegou a falar muito.
Continua depois da publicidade
Assessoria
Marta Pires Nunes, de Joinville, foi nomeada para a assessoria do deputado Mauro Mariani (PMDB).
Outra nomeação
O ex-prefeito de Corupá Luiz Carlos Tamanini também foi nomeado como secretário parlamentar de Mariani.
Sem nomeação
O prefeito Udo vem resistindo à pressão da bancada governista para nomear um interlocutor para fazer o meio -campo entre a Prefeitura e Câmara. Está dando tão certo que os vereadores nem têm mais tocado no assunto.