O edital para contratação de entidade para abrigar até 500 animais recolhidos nas ruas em Joinvilleprevê diária de R$ 3 por bicho atendido, seja cão ou gato. A contratação está sendo feita pela Secretaria de Meio Ambiente, para atendimento de animais que já passaram pelo Centro de Bem-estar Animal.
Continua depois da publicidade
Confira outras colunas de Jefferson Saavedra
A ONG precisa contar com médico veterinário (se passar de 150 animais), dois tratadores, entre outros profissionais. Há também regras sobre as instalações, a obrigação de realização de pelo menos duas feiras de adoção por ano e a divulgação dos animais nas redes sociais. Já há controvérsia sobre o tema.
Hoje, apenas a ONG Abrigo Animal tem mantido um número tão elevado de animais de Joinville. O edital pode, inclusive – caso a ONG seja a vitoriosa – manter o repasse da Prefeitura, em outro modelo. Só que a vereadora Tânia Larson (SD) já apontou os valores como baixos para tamanhas exigências. Além disso, o Abrigo Animal tem 378 animais e, com o fim do convênio com a Prefeitura, não poderiam ser atendidos pelo edital porque só cães e gatos enviados pelo Centro de Bem-estar Animal poderão ser abrigados no novo modelo.
¿O edital precisa ser revisto¿, diz a vereadora. Entidades de defesa dos animais também estão fazendo o mesmo pedido.
Continua depois da publicidade