Depois dos rios do Braço e Jaguarão, a Justiça negou nesta terça-feira liminar ao Ministério Público em ação de cobrança de limpeza, desassoreamento e macrodrenagem do rio Bucarein, em Joinville, além de instalação de placas de sinalização sobre a possibilidade de alagamentos do curso d¿água que corta o bairro Floresta.

Continua depois da publicidade

Nos dois casos anteriores, MP recorre no Tribunal de Justiça. O Plano Diretor de Drenagem Urbana prevê custo de R$ 204 milhões (valor atualizado) para a macrodrenagem do Bucarein. No ranking de rios a serem drenados, conforme a relação custo-benefício, o Bucarein está em quinto. Morro Alto (concluído), Mathias (em obras), Itaum-açu (financiamento contratado) e Bupeva estão na frente.

Ao negar a liminar sobre o Bucarein, a 2ª Vara da Fazenda Pública alegou inexistência de previsão legal sobre placas de avisos de alagamentos. Quanto aos demais pedidos, não haveria urgência a serem atendidos, além dos custos elevados para as obras de macrodrenagem. O MP deve recorrer.

Confira outras colunas de Jefferson Saavedra

Mudança no JA

Continua depois da publicidade

Quem acompanha o Jornal do Almoço na NSC TV, vai perceber uma diferença a partir de hoje. O programa vai dar ainda mais destaque ao que acontece na nossa região. A mudança começa já na abertura: o telejornal trará as principais informações sobre o que acontece por aqui.

A produção dos quatro blocos de notícias privilegiará ainda mais o regionalismo, sem deixar de mostrar – em uma grande rede estadual – os conteúdos mais importantes do Estado. O mais antigo telejornal da emissora mantém o compromisso de estar atento aos principais acontecimentos de Santa Catarina e levá-los ao ar de uma maneira atrativa para o seu público.

Novo acesso

Parada desde o junho, por causa da falta de dinheiro da Prefeitura de Joinville, a ponte entre os bairros Jardim Iririú e Aventureiro (Parque Joinville) é apontada pelos moradores do entorno como uma medida importante para o trânsito. Quem vem do Aventureiro pode acessar a Arnoldo de Oliveira e ter trecho asfaltado e dali pegar a Frontin no sentido bairro-Centro. O contrato da ponte está suspenso até outubro.

Apoio

Há um movimento na Câmara de Joinville, com participação de um grupo de vereadores, para convencer o governo Udo a nomear o servidor agora aposentado Luiz Américo de Souza para um cargo comissionado na Secretaria de Desenvolvimento Rural. Autor de moção de parabéns ao funcionário, Fabio Dalonso citou a experiência dele no combate ao maruim e ao borrachudo.

Continua depois da publicidade

Só visita

A presença de Udo Döhler no evento de filiação do PR de Joinville foi apenas para prestigiar os dois vereadores do partido, fiéis integrantes da base aliada. Mas já teve um pessoal no PMDB bem ouriçado, já especulando sobre o que Udo andaria conversando por lá.