Depois dos rios do Braço e Jaguarão, a Justiça negou nesta terça-feira liminar ao Ministério Público em ação de cobrança de limpeza, desassoreamento e macrodrenagem do rio Bucarein, em Joinville, além de instalação de placas de sinalização sobre a possibilidade de alagamentos do curso d¿água que corta o bairro Floresta.
Continua depois da publicidade
Nos dois casos anteriores, MP recorre no Tribunal de Justiça. O Plano Diretor de Drenagem Urbana prevê custo de R$ 204 milhões (valor atualizado) para a macrodrenagem do Bucarein. No ranking de rios a serem drenados, conforme a relação custo-benefício, o Bucarein está em quinto. Morro Alto (concluído), Mathias (em obras), Itaum-açu (financiamento contratado) e Bupeva estão na frente.
Ao negar a liminar sobre o Bucarein, a 2ª Vara da Fazenda Pública alegou inexistência de previsão legal sobre placas de avisos de alagamentos. Quanto aos demais pedidos, não haveria urgência a serem atendidos, além dos custos elevados para as obras de macrodrenagem. O MP deve recorrer.
Confira outras colunas de Jefferson Saavedra
Mudança no JA
Continua depois da publicidade
Quem acompanha o Jornal do Almoço na NSC TV, vai perceber uma diferença a partir de hoje. O programa vai dar ainda mais destaque ao que acontece na nossa região. A mudança começa já na abertura: o telejornal trará as principais informações sobre o que acontece por aqui.
A produção dos quatro blocos de notícias privilegiará ainda mais o regionalismo, sem deixar de mostrar – em uma grande rede estadual – os conteúdos mais importantes do Estado. O mais antigo telejornal da emissora mantém o compromisso de estar atento aos principais acontecimentos de Santa Catarina e levá-los ao ar de uma maneira atrativa para o seu público.
Novo acesso
Parada desde o junho, por causa da falta de dinheiro da Prefeitura de Joinville, a ponte entre os bairros Jardim Iririú e Aventureiro (Parque Joinville) é apontada pelos moradores do entorno como uma medida importante para o trânsito. Quem vem do Aventureiro pode acessar a Arnoldo de Oliveira e ter trecho asfaltado e dali pegar a Frontin no sentido bairro-Centro. O contrato da ponte está suspenso até outubro.
Apoio
Há um movimento na Câmara de Joinville, com participação de um grupo de vereadores, para convencer o governo Udo a nomear o servidor agora aposentado Luiz Américo de Souza para um cargo comissionado na Secretaria de Desenvolvimento Rural. Autor de moção de parabéns ao funcionário, Fabio Dalonso citou a experiência dele no combate ao maruim e ao borrachudo.
Continua depois da publicidade
Só visita