Se Joinville chegou bem perto da marca de 570 mil moradores, conforme o IBGE divulgou nesta terça-feira, a cidade ganhou quase 55 mil habitantes desde 2010. É um contingente equivalente à população de Mafra, no Planalto Norte, o 25º município mais populoso de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A estimativa do IBGE também permite apontar a quantas anda a migração em Joinville. Desde o último Censo, nasceram 45 mil pessoas na cidade. Como morreram 15 mil, o crescimento vegetativo foi de 30 mil pessoas. Outras 25 mil vieram de outras cidades nesse intervalo desde 2010.
A média de Joinville ganhar entre 8,5 mil e 9 mil moradores todos anos, na soma de nascimentos e migrantes, também foi verificada na década passada. Como há projeção da população brasileira se estabilizar em algum momento entre 2030 e 2040, Joinville vai parar de crescer em população antes da marca de um milhão de habitantes.
Como bancar a tarifa zero
A criação de estacionamentos públicos para ajudar a financiar o transporte coletivo em Joinville está no plano de governo de Ivan Rocha (PSOL). A tarifa zero seria adotada de forma gradativa, com o subsídio sendo ampliado em etapas. IPTU progressivo, multas de trânsito, estacionamento rotativo, publicidade nos ônibus também ajudariam a bancar o sistema, segundo a proposta do candidato.
Continua depois da publicidade
Mais social
Nos próximos dias, Marco Tebaldi vai anunciar proposta de mudança na tarifa social da água. Hoje, quem se encaixa no programa da Águas de Joinville paga até R$ 12,74. O candidato do PSDB deve anunciar a redução do valor, a ser aplicado se vencer. Carlito Merss, candidato pelo PT, promete congelar a tarifa social se eleito.
Leia mais notícias de Joinville e região.
Mínima
Além disso, se for eleito, o candidato do PT vai buscar mais famílias que possam ser beneficiadas. O governo Udo, por sua vez, estuda nova faixa de consumo na tarifa mínima, hoje em R$ 31,34. Hoje, o teto é de 10 m3. Pode ser criada uma faixa intermediária, com volume menor e corresponde valor mais baixo de cobrança.
Quem ocupa
A saída de Dalmo Claro do PMDB deixou o partido sem deputado estadual em Joinville e o vácuo está sendo aproveitado por Carlos Chiodini, de Jaraguá do Sul, presente em boa parte dos lançamentos de candidatos a vereador pelo partido. Como Mariani deve concorrer a governador, Chiodini vai a federal.
Renovado
Os bombeiros voluntários de Joinville conseguiram a renovação da condição de entidade beneficente em assistência social, em certificado válido entre 2010 e 2014 – o status de beneficiente é mantido enquanto tramita o pedido de renovação, processo já iniciado para os próximos cinco anos. O certificado permite acesso a recursos públicos e isenta a corporação de pagamento da contribuição previdenciária.
Continua depois da publicidade
Ideia do Dr.Xuxo
Uma proposta defendida pelo Dr. Xuxo é o aproveitamento de espaços em associações, clubes e igrejas para oferta de contraturno para estudantes da rede municipal. Por meio de convênio da Prefeitura com as entidades, podem ser oferecidas atividades culturais, esportivas e reforço escolar.
Retorno das emendas
Na tarde desta terça-feira, o presidente do Conselho da Cidade, Alvaro Cauduro, entregou na Câmara de Joinville o resultado da análise de 53 emendas ao projeto da LOT. A maioria, 39, recebeu parecer pela rejeição. Hoje, o Conselho conclui a análise de mais 20 emendas. E pelo menos mais três serão enviadas aos conselheiros nos próximos dias. Na foto, além de Cauduro e Clailton Breis, estão os vereadores Rodrigo Fachini, Manoel Bento e Maurício Peixer.
Também pela Finanças
Em requerimento com alegações técnicas e jurídicas, o vereador Jaime Evaristo (PSC) cobra o envio do projeto da LOT para a comissão de Finanças, comandada por ele. Uma das alegações é o impacto financeiro que a lei trará aos cofres municipais. Se o pedido não for atendido, Jaime poderá analisar ação judicial. O projeto da LOT está na Câmara de Vereadores desde junho de 2015.
Maiores alianças
A aliança formada por Gean Loureiro (PMDB) em Florianópolis e por Ana Paula da Silva, a Paulinha, (PDT) em Bombinhas são as maiores do Estado, nenhum outro candidato conseguiu 15 partidos. Em Joinville, ninguém chegou a dez partidos.
Continua depois da publicidade
Com legenda
O Ministério Público Federal abriu inquérito civil para apurar se os cinemas instalados em Santa Catarina apresentam filmes com legenda. A apuração usa lei federal sobre igualdade de oportunidade no direito à cultura. A portaria cita a possibilidade de apresentações de ações civis públicas, como ocorreu em São Paulo, caso sejam encontradas irregularidades.
“Vai ter”
Darci de Matos aponta viagens dos últimos dias como motivo pelo qual o governador Colombo ainda não veio a Joinville para a audiência com entidades empresariais sobre segurança pública. Mas o encontro será realizado, garante o candidato do PSD, ainda que provavelmente não mais nesta semana, como previsto inicialmente.
Ação do PT
Em ação contra a coligação de Udo Döhler, o PT de Joinville conseguiu liminar para que sejam retirados efeitos sonoros e de computação gráfica em exibição de notícias de jornal, entre outros elementos, em peça no horário eleitoral.
Não para
A procura pela Justiça Eleitoral não para. Nesta terça-feira, foi a vez de a campanha de Udo entrar com ações contra as alianças de Darci e de Tebaldi querendo limitação do uso de locutor em off a até 25% do programa, algo que Dr. Xuxo conseguiu em relação ao próprio Udo. Darci entrou com ação contra rede social por causa de postagem. Ainda não há decisões da Justiça Eleitoral.
Continua depois da publicidade
Remédio em casa
Tema da campanha de 2012, por meio de proposta de Kennedy Nunes, a entrega de medicamentos em casa aparece no programa de governo de Carlito Merss. A ideia é atender diabéticos e hipertensos cadastrados na “linha de cuidado”, de acompanhamento permanente.
No sentido contrário
Claudio Aragão está propondo na Câmara de Joinville a autorização para vans escolares e ônibus de fretamento possam usar os corredores de ônibus onde essas via têm sentido contrário às demais pistas – como na Nove de Março, perto da Prefeitura. Seria uma forma de facilitar o deslocamento.
Recuo
Em pelo menos uma ação judicial contra a Secretaria de Meio Ambiente de Joinville envolvendo a aplicação do Código Florestal na área urbana, a Justiça questionou se o autor do processo pretende usar o recuo de 15 metros, metragem que está sendo permitida por meio de portaria baseada em diagnóstico socioambiental e publicada há duas semanas. A ação tramita em primeira instância.
Numa boa
Presidente do PMDB/SC, Mauro Mariani levou na esportiva o fato de o governador Colombo ter aparecido no programa eleitoral de Darci de Matos. “Ficaria surpreso se ele aparecesse no horário do Carlito ou do Tebaldi e não no do Darci. O Darci é do mesmo partido dele, não muda nada”, diz o deputado federal. Na eleição de 2010, Colombo não gravou para ninguém, ainda que o PSD tivesse Kennedy Nunes como candidato.
Continua depois da publicidade
Sem luz
Um cabo rompido motivou a falta de energia no Atiradores e parte do América no início da noite desta terça-feira, em Joinville. O conserto foi feito em meia hora.
Estratégia
O vice Nelson Coelho participa também de parte das falas do programa de Udo. Como ele é candidato, pode ter mais tempo na locução.
Mais de perto
As estruturas que são um símbolo do Porto Itapoá, os portêineres, são vistos de boa parte da baía da Babitonga. São usados para a movimentação de contêineres.