A nomeação dos 486 aprovados no último concurso da Polícia Civil ainda não saiu, mas a Secretaria de Estado da Segurança não vê entrave em ações judiciais e as portarias devem sair logo. Uma vez nomeados os aprovados, o curso de treinamento de 20 semanas começa em 30 dias. Para Joinville e sete cidades vizinhas, virão 44 agentes e escrivães.
Continua depois da publicidade
Mais tainhas
Pelas contas em São Francisco do Sul, já foram capturadas 18 toneladas de tainha neste ano, com expectativa de chegar a 50 toneladas até o final da temporada. Os lanços são menores em relação a outras cidades do litoral de Santa Catarina porque São Chico fica mais ao Norte do ponto de saída dos peixes – tem muita gente pescando antes.
Leia mais notícias de Joinville e região.
Continua depois da publicidade
Confira outras colunas de Jefferson Saavedra.
Lajotas
Ainda em junho, começa a pavimentação com lajotas de 48 trechos de ruas de Joinville. As cinco licitações para compra de paver foram lançadas em julho e concluídas em janeiro, mas a falta de dinheiro atrasou o início das obras. Serão investidos R$ 5,3 milhões. As ruas contempladas não têm tráfego pesado.
Rodízio
O Detrans já notou que o novo sistema adotado em parte do estacionamento do Mercado Público de Jonville, com placas limitando a permanência a 15 minutos, está sendo mais respeitado pelos motoristas. A medida foi tomada a pedido dos comerciantes, enquanto não volta o estacionamento rotativo – sistema que dificilmente retornará a Joinville neste ano.
Na luta
Na noite desta quarta-feira, o PT de Joinville reuniu Carlito Merss e parte dos pré-candidatos a vereador para fazer o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito à Prefeitura de Joinville. O partido pretende intensificar as tentativas para formar alianças.
Continua depois da publicidade
As sobras
João Carlos Gonçalves não perdeu a deixa: o vereador do PMDB comentou nesta quarta-feira, na Câmara, o fato de a Assembleia Legislativa destinar R$ 100 milhões das sobras para repasses para hospitais filantrópicos. O peemedebista teve rejeitado projeto para destinar as sobras da Câmara de Joinville para educação e saúde. O vereador quer ajuda ao Hospital Infantil.
Aliança?
Um cenário imaginado pelos lados do PMDB é de aliança entre PSDB e PP já no primeiro turno na eleição em Joinville. Só não estaria definido quem seria o cabeça de chapa, se Dr. Xuxo ou Marco Tebaldi. Os dois partidos andaram conversando lá trás, mas depois não se manifestaram mais, pelo menos publicamente.
Homenagem
Por ajudar a montar na Paraíba, União Geral dos Trabalhadores (UGT), entidade que comanda em Santa Catarina, Waldemar Schulz Júnior, o Mazinho, ganhou nesta quarta-feira o título de Cidadão Honorário de João Pessoa.
Continua depois da publicidade
– É um articulador nato e tem o gosto pela política ?caipira e romântica? – elogiou o autor da homenagem, o vereador Chico do Sindicato (PT do B).
Apresentação dos futuros PMs
Depois de longa espera pela convocação dos aprovados no concurso da PM, realizado no início do ano passado, uma pendenga judicial pode atrasar a formação dos soldados. O governo do Estado pretende recorrer contra a liminar que suspendeu os cursos – ação questionou diplomas. Em Joinville, 58 futuros PMs se apresentaram na manhã desta quarta-feira no 8º Batalhão da PM.
Uma conversa
Udo Döhler e Mauro Mariani tiveram uma longa conversa na última terça-feira, na Prefeitura de Joinville. Não vazou nada do encontro (só os dois estavam presentes), mas dá para presumir que tenham ocorridos momentos mais duros. Não teve nem foto distribuída pelas assessorias.
Continua depois da publicidade
As insatisfações
Há um tempo, o prefeito se queixou da falta de apoio de deputados do PMDB para a montagem da chapa de candidatos a vereador. Já Mariani não andaria lá muito satisfeito com a, digamos, condução política do governo Udo: o leque de aliados poderia ser maior se fosse dada mais atenção à articulação.
Vão para a demolição
Os veículos apreendidos e hoje em depósito da Polícia Civil em área cedida pelo Deinfra, serão demolidos para abrir espaço para os carros e motos que hoje estão em pátios de delegacias – que, mais adiante, também vão virar sucata quando a Justiça permitir. A medida faz parte também de pedido da Vigilância em Saúde para eliminar focos do mosquito da dengue.
De licença
Para se dedicar à disputa pela Prefeitura de Joinville, Darci de Matos se licenciou da Assembleia Legislativa. O deputado do PSD pretende ficar pelo menos quatro meses fora. Em entrevista à assessoria da Alesc, o deputado negou que queira se distanciar de votações polêmicas. Em 2008, ele também se licenciou em junho.
Continua depois da publicidade
Ajuda a Dalmo
A licença de Darci de Matos vai ajudar a manter Dalmo Claro (PMDB) na Assembleia porque “compensa” a volta de Milton Hobus (PSD) ao cargo de deputado. Dalmo ficaria em junho porque Narcizo Parisotto está de licença. Agora, mesmo com o retorno de Narcizo, Dalmo fica. O deputado do PMDB não atendeu aos contatos da coluna até o final da tarde desta quarta-feira.