Uma nova modelagem está sendo montada pelo governo do Estado para tentar utilizar os recursos do porto de São Francisco do Sul no alargamento da BR-280, em trecho de 11 km em Araquari, também conhecido como terceira pista.
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No plano de investimentos enviado à Assembleia, a ser votado em anexo ao projeto de mudança na gestão do terminal, não há previsão para a obra na rodovia federal, estimada em R$ 30 milhões e apontada como paliativo enquanto não sai a duplicação da rodovia federal. No documento, foram listados investimentos de R$ 139 milhões, todos diretamente no porto.
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Mais adiante, será feito um plano definitivo, incluindo as receitas futuras da sociedade de propósito específico a ser criada para administrar o porto. Nesse estudo, o montante vai subir para R$ 250 milhões, com inclusão do alargamento da BR-280.
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Essa é a estratégia da Casa Civil, levando em conta a resistência da Antaq em permitir o uso dos recursos do porto em ações que não sejam no próprio terminal. Só que o plano do governo do Estado precisa ser combinado com os deputados: o relator do projeto, Darci de Matos (PSD), quer a inclusão da obra na BR-280 já no plano a ser aprovado agora pela Assembleia Legislativa.