A reunião do governador Colombo com as entidades empresariais para debater segurança será realizada no dia 15, em Joinville. O pedido foi feito pelos empresários após onda de assaltos e furtos contra o comércio. A principal cobrança é pela formação de força-tarefa contra a modalidade de crime e aumento de efetivo.
Continua depois da publicidade
Antes da audiência, o secretário César Grubba (Segurança Pública), acompanhado dos comandos da PM e Polícia Civil se reúnem com os comandantes locais da PM e o delegado regional da Civil. Será na terça que vem em Joinville.
O governador já havia antecipado a realização da audiência em reunião com os deputados da região. Na tarde de ontem, as datas foram confirmadas por ele à secretária Simone Schramm. No ano passado, um grupo que se reúne na ADR de Joinville também queria audiência com o governador, mas o encontro acabou não saindo.
Nomeações do PSD na cidade
O presidente da Assembleia, Gelson Merisio (PSD), nomeou um assessor para atuação em Joinville. A liderança do PSD na Assembleia também fez uma contratação para atuação em Joinville. As duas nomeações foram assinadas na última terça.
Continua depois da publicidade
Museu do Mar
O governador Raimundo Colombo anunciou na quinta-feira a municipalização da gestão do Museu Nacional do Mar, de São Francisco do Sul. Nesta sexta-feira, a gestão está ao encargo da Fundação Catarinense de Cultura, com participação da Prefeitura, Associação dos Amigos do Museu e Iphan. Agora, o município será o principal mantenedor – ainda faltam etapas burocráticas a serem vencidas.
Trem da zona Sul
Além das cobranças na saúde e por asfalto, candidato a vereador tem se surpreendido na zona Sul com as queixas dos eleitores em relação à passagem do trem, especialmente pelo bloqueio no trânsito. A obra do novo contorno ferroviário está parada desde 2011 e neste momento o DNIT licita a revisão do projeto.
Sem previsão
A retomada das obras só será possível a partir de 2017, mas não há nenhuma garantia. O ramal na área urbana de Joinville tem nove quilômetros de extensão, cruzando 12 bairros. São pelo menos 14 passagens de nível de grande movimentação de veículos. A Câmara aprovou lei proibindo o tráfego de trens em horário de pico, mas a ALL derrubou a legislação na Justiça Eleitoral.
Propaganda
Em roteiro pela região Norte, Mauro Mariani apontou “bom momento” para ser prefeito pelo PMDB: além do peemedebista Michel Temer ter sido empossado como presidente, Pinho Moreira assume o governo do Estado em 2018.
Continua depois da publicidade
Só os posts
A página em rede social alvo de ação da coligação de Darci de Matos não havia saído do ar até o final da tarde de quinta-feira. No entendimento dos advogados do candidato do PSD, a liminar obrigaria a rede social a excluir toda a página. Seja como for, as postagens contra Darci sumiram de lá.
Liminar
A coligação de Darci de Matos conseguiu na quinta-feira liminar para impedir a apresentação de programa de Udo no bloco dos candidatos a prefeito porque a propaganda ultrapassou o limite de 25% do tempo para manifestação de apoiadores. Mas como o vídeo a ser apresentado na noite de ontem seria outro, a veiculação da propaganda seria veiculada normalmente.
“É candidato”
A aliança de Udo já havia sido alvo de outra liminar pela mesma situação, mas só com obrigação de regularização, sem determinação de proibição de veiculação. A defesa do candidato do PMDB alega que vai mostrar que está respeitando a lei porque a locução em off em boa parte do tempoi não é de apoiador e sim de candidato, no caso, o vice Nelson Coelho.
A volta
Tema da campanha de 2008, o Eixão Norte-sul foi citado por Tebaldi ontem. É a revitalização de ligação entre o campus da UFSC e a Santos Dumont. Até hoje, foi licitado trecho da São Paulo, em 2016.
Continua depois da publicidade
Áreas da antiga RFFSA em Araquari
A Prefeitura de Araquari estuda o uso de parte dos imóveis com 8 milhões de m2 da União. As áreas eram da RFFSA, hoje são da SPU. Uma das possibilidades é a instalação de comunidades indígenas no local, perto da região conhecida como Estrada do Inferninho. Mas dependeria de aval do Ministério de Justiça.
Furto
Na madrugada de ontem, o prédio da Secretaria de Educação de Joinville foi invadido, o alarme não disparou e oito notebooks foram furtados. O arrombamento foi na sede na rua Itajaí.
Aposenta
Foi publicada ontem a aposentadoria de Lia Abreu, fiscal da Vigilância Sanitária, autora de interdições de escolas e hoje candidata a uma vaga na Câmara de Joinville. Ela estava lotada como agente na Saúde.
Reservas
Para a Funai, a decisão de suspensão da demarcação das quatro reservas no Norte do Estado deveria ter contemplado apenas os terrenos dos integrantes da associação dos donos de imóveis e não todos os imóveis das áreas indígenas, como determinou sentença da Justiça Federal, em primeira instância.
Continua depois da publicidade
Anuladas
A alegação da fundação não foi aceita em questionamento à decisão (embargos). Assim, deverá ser apresentado recurso em segunda instância, em Porto Alegre. A anulação das portarias de demarcação das reservas, determinada em julho, continua em vigor.