Joinville também está sofrendo com a tendência nacional de avanço da sífilis. Só nos últimos cinco anos, os casos passaram dos 101 registros ao longo de 2011 para os 986 deste ano, conforme os dados da Secretaria de Saúde de Joinville até a última terça-feira. Um avanço impressionante de 876% no intervalo. O registro vem crescendo ano a ano, mas o incremento mais significativo ocorreu no último triênio.
Continua depois da publicidade
O ano de 2014 terminou com 289 casos e já eram 591 no ano seguinte. Agora em 2016, será ultrapassada a marca dos mil registros. Doença transmitida pelo sexo, a sífilis tem avançado no País devido à falta da proteção, especialmente da camisinha. O número de casos de sífilis congênita, de transmissão para o bebê na gestação, já chega a 33, superando a soma do ano passado. No País, o Ministério da Saúde já trata a situação como epidemia devido ao crescimento avassalador no número de casos.
Sem expansão?
Há possibilidade de o projeto da LOT ser aprovado pela Câmara de Joinville sem a inclusão da maioria das áreas de expansão urbana, dispositivo que permite maior ocupação de áreas rurais. O corte seria uma maneira de resolver um impasse: a dificuldade de confecção do mapeamento de tais áreas.
De casa
Continua depois da publicidade
Para a LOT ser votada, só faltam o mapeamento e a descrição das emendas de expansão urbana. A Câmara desistiu de contratar profissionais de fora e não há ainda entendimento como os técnicos da casa devem fazer o trabalho. Na semana que vem, a proposta de votação da LOT sem tais emendas será analisada pelas comissões.
Mais gente
O Ministério Público de Santa Catarina deve ouvir mais pessoas sobre a operação Blackmail, desencadeada na terça com a prisão de sete pessoas: a divulgação do caso levou mais pessoas que se sentiram lesadas a procurar os promotores. Até agora, já foram ouvidas 60 pessoas, a maioria comerciantes.
Práticas
Pela avaliação inicial do Ministério Público, parte dos depoimentos confirma as práticas dos acusados. A análise das informações coletadas em computadores e celulares dos acusados pode levar os promotores a ouvir outras pessoas, por isso não há prazo para o encerramento das investigações.
Recepção
Os futuros vereadores de Joinville foram recebidos ontem na Câmara para apresentação da estrutura do Legislativo e sorteio dos gabinetes. A diplomação será em 19 de dezembro, com posse em janeiro. Vereadores reeleitos também participaram da recepção.
Continua depois da publicidade
Área retomada
Há três anos, a Prefeitura de Joinville cedeu uma área ao Estado para instalação de um centro-dia para idosos, no Vila Nova. Mas como a obra não saiu, o terreno está sendo retomado.
Prioridades do Estado
A Secretaria de Estado da Assistência Social alega ter priorizado os centros de referência de assistência social (Cras) e centros especializados (Creas). Em Joinville, estão na fase final de construção o novo Creas do Itaum e do Cras do Parque Guarani.
Suspensão
A 2ª Vara da Fazenda Pública de Joinville concedeu liminar a Adilson Mariano (PSOL) e está suspensa a tramitação do projeto de mudanças na configuração da estrutura jurídica e de consultoria da Câmara de Vereadores. Mariano considera que as a alterações enfraquecem as avaliações “técnicas” dos projetos, privilegiando aspectos “políticos”.
Sem publicar
Mas a liminar foi concedida porque o projeto da mesa diretora não foi submetido às comissões técnicas após a apresentação de emendas, o que teria contrariado o regimento interno. Os vereadores já aprovaram a mudanças, mas a medida ainda não foi publicada. É possível recorrer da decisão.
Continua depois da publicidade
Sem entendimento no transporte coletivo
Não houve entendimento ontem em audiência entre a Prefeitura de Joinville e as empresas de ônibus sobre a dívida da planilha, acumulada entre 1998 e 2010 pela defasagem da tarifa e motivo pelo qual nova licitação não é autorizada – conforme liminar concedida às duas permissionárias. A atual administração quer nova perícia. O MP será chamado.
De olho em 2018
A ex-delegada Marilisa Boehm confirma a disposição de concorrer a deputada estadual pelo PSDB de Joinville em 2018 e já articula a pré-candidatura dentro do partido, com convite para ingresso de novas lideranças. Na eleição municipal, Marilisa foi a vice de Marco Tebaldi – o deputado concorrerá à reeleição.
Concorrerá?
Dentro do PR de Joinville, como Nilson Gonçalves não tem aparecido muito, há a percepção de que o ex-deputado estadual não é pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018. Se bem que o pessoal também sabe que a eleição é estadual e Nilson pode articular sua candidatura diretamente com a direção estadual.
Treinamento da PM Ambiental
A Polícia Militar Ambiental está fazendo programa de treinamento para dezenas de policiais em área no Vila Nova, em Joinville. Nesta sexta-feira, o dia será dedicado à gestão de riscos.
Continua depois da publicidade
A outorga
No Conselho da Cidade de Joinville, há ansiedade da considerada demora do Ippuj em remeter as minutas dos projetos da outorga onerosa e da transferência do direito de construir. Os dois instrumentos permitem construir mais do que o permitido em troca de pagamento ao poder público ou donos de imóveis.
Pós-LOT
A alegação no Conselho da Cidade é necessidade de aprovação logo dos dois projetos – ainda precisam passar pela Câmara de Vereadores – porque assim que a LOT entrar em vigor, o potencial construtivo de parte da cidade será reduzido em até 30% e não haverá como “compensar” a perda se a outorga e a transferência não estiverem em vigor.
Na expectativa
O prefeito eleito de Araquari, Clenilton Pereira, não pretende fazer grande reforma administrativa para corte de gastos. Até porque o município não estaria sofrendo muito com a crise. Só que isso pode mudar caso ele recebe a Prefeitura com débitos.
Terceira pista
O Ministério dos Transportes ficou de analisar a proposta de alargamento da BR-280 entre o trevo do Itinga e a entrada de Barra do Sul, solução emergencial enquanto não vem a duplicação.
Continua depois da publicidade
Aves demais
Entre os inquéritos abertos pelo MP em Joinville, tem um apurar se não há uma criação de número “expressivo” de galinhas no América.