Em uma iniciativa que conecta tecnologia, automobilismo e legado, uma das primeiras curvas no Brasil a ser comparada ao icônico “S do Senna”, em Interlagos, foi mapeada em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A curva em questão fica na SC-110, na cidade de Urubici, onde um mirante permite que visitantes contemplem a vista da Serra, agora com um motivo extra para atrair os apaixonados por carros e fãs do legado de Ayrton Senna.

Para identificar as curvas que tenham maior semelhança com o “S do Senna”, uma ação de uma marca de carros contou com um estúdio de inovação digital que desenvolveu algoritmos avançados.

Esses algoritmos analisam as estradas em busca de segmentos com ângulos, extensões de retas e direções semelhantes às características marcantes do traçado em Interlagos. Assim, o projeto transforma trechos de estrada em uma homenagem simbólica ao legado do piloto.

Continua depois da publicidade

A famosa curva ‘S’ no autódromo de Interlagos (SP) foi idealizada pelo próprio Senna durante a reforma do autódromo em 1989. Com curvas que desafiam a técnica e a coragem dos pilotos, o traçado se tornou um dos pontos mais famosos da pista e representa um marco na história do automobilismo brasileiro.

Um minidocumentário foi produzido para mostrar as curvas similares ao “S do Senna” do Autódromo de Interlagos em estradas e rodovias brasileiras. O projeto leva o nome de “Legado do S”. A rodovia de Urubici foi a primeira mapeada.

Agora, a busca por curvas que representam esse traçado se espalha pelo país, ampliando a conexão entre fãs e a história do piloto. Com a vista panorâmica e o novo status de “curva mapeada”, o trecho se torna mais do que um ponto turístico: é um tributo à habilidade e legado de Ayrton Senna.

Veja fotos da “Curva do Senna” em SC

Continua depois da publicidade

Leia mais

FOTOS: Quem é a lageana que está conquistando paladares fora do Brasil

Balanço gigante se torna a nova atração turística da Serra catarinense; veja como visitar e valores