Dois estrangeiros que estavam foragidos da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) foram presos em Florianópolis nesta quinta (18) e sexta-feira (19). Um russo e um uruguaio foram localizados e encaminhados ao sistema prisional pela Polícia Federal (PF). Cada um dos suspeitos enfrenta acusações por crimes diferentes em seus países de origem.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Conforme a PF, os nomes dos dois estrangeiros constavam na lista de Difusão Vermelha da Interpol, para pessoas que possuem mandados de prisão em aberto em algum país. O russo e o uruguaio foram presos a partir dos mandados de prisão preventiva para fins de extradição expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A primeira prisão foi a do cidadão russo na quinta-feira (18). O homem era procurado pela Justiça da Rússia, onde responde a um processo por crimes de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa. Ainda segundo a PF, a localização e prisão do foragido internacional foi baseada em investigação do Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal do Estado e contou com o apoio da Polícia Militar.

Já a segunda ação resultou na prisão do cidadão uruguaio ocorreu nesta sexta (19). O estrangeiro responde a processo pela suposta prática dos crimes de homicídio e tentativa de homicídio.

Continua depois da publicidade

Depois dos trâmites legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão até a extradição definitiva aos países requisitantes.

Até agora, a PF em Santa Catarina já prendeu cinco procurados estrangeiros em 2023. Ainda efetivou duas extradições ativas, três extradições passivas e atuou na prisão no exterior de cinco foragidos da Justiça Brasileira.

Leia também

FOTOS: caminhão transporta casa na carroceria e acaba apreendido após flagra em rodovia de SC

O que se sabe sobre o caso da idosa encontrada morta dentro de casa por um motoboy, em SC

Criminoso mais procurado do RS é preso em ação que “fechou” divisas em SC