O russo Andrei Sartassov assumiu a liderança da 18ª Volta de Santa Catarina ao fim da etapa desta quinta, dia 2, realizado em circuito de 60km montado nas ruas de Tubarão. Com 13h43min50s na classificação geral, o ciclista da Rússia ultrapassou o até então líder e companheiro de equipe Márcio Jerosch Pinto, que teve um roda quebrada durante a prova, perdendo cerca de 2min. Andrei e Márcio competem pela equipe Dataro, de Blumenau.

Continua depois da publicidade

– Não fico feliz quando tenho de contar com o azar do outro para ganhar. Ainda mais quando o adversário é um companheiro de equipe – afirmou o russo.

Já o vencedor da etapa foi Patrique Azevedo, da Extra Caloi, com o tempo de 1h02min51s. Em segundo lugar ficou Fábio Silva, da Peels Capacetes, seguido pelo companheiro de equipe Kléber Silva.

A Volta de SC continua nesta sexta, dia 3, com percurso de 99km400m, entre Tubarão e Bom Jardim da Serra. O trecho é considerado o mais difícil de todo a competição, uma vez que os ciclistas vão subir 1.384m na Serra do Rio do Rastro.

– É a etapa rainha, que decidiu muitas vezes a competição. A subida é muito íngreme e desgasta demais os ciclistas – disse João Carlos de Andrade, criador da Volta e presidente da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC).

Continua depois da publicidade

Na categoria Sub-23, Alex Arseno, da Dataro, continua na liderança, enquanto no Prêmio da Montanha a primeira colocação é de Rogério Santiago, da Ciclominas-Guarulhos. Na Meta Volante, a ponta é de Valcemar Justino.