Na partida que definiu o rival do Brasil nas semifinais do Grand Prix de vôlei, a Rússia não tomou conhecimento das donas da casa e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25-21, 25-11 e 25-23, em Macau, na China, e se garantiu na próxima fase da competição. As asiáticas só se classificariam em caso de vitória em no máximo quatro sets. Natalya Goncharova foi a maior pontuadora da partida com 23 pontos.
Continua depois da publicidade
A Rússia não deu chances para as chinesas e administrou bem a vantagem aberta no início do primeiro set para fechar em 25 a 21. O set seguinte foi um verdadeiro atropelo. Com grandes atuações de Gamova, que fez 20 pontos, e Goncharova, as europeias venceram por 25 a 11 e confirmaram a vaga na semifinal, já que mesmo se fossem derrotadas no tie-break estariam classificadas.
Apesar da eliminação, a China voltou bem para o terceiro set e chegou a liderar a parcial, quando fez 14 a 13. As donas da casa ainda abriram 19 a 17, mas permitiram a reação russa, que com uma sequência de quatro pontos, retomou a dianteira e fechou a partida em 25 a 23.
O resultado definiu os duelos das semifinais do Grand Prix, que serão disputadas neste sábado. Além da Seleção Brasileira enfrentar a Rússia, a Sérvia, que venceu a Tailândia nesta sexta-feira, vai enfrentar os Estados Unidos, que foram derrotados pelo Brasil na última rodada do Grupo B.
Continua depois da publicidade