O diretor do balé Bolshoi, Anatoli Iksanov, foi demitido, anunciou nesta terça-feira o ministro da Cultura da Rússia, Vladimir Medinski. O teatro mais prestigiado do país esteve envolvido em vários escândalos nos últimos meses.
Continua depois da publicidade
O Bolshoi será comandado a partir de agora por Vladimir Urin, que era diretor do teatro moscovita Stanislavski e Nemirovich-Danchenko. Iksanov, que dirigia o Bolshoi desde 2000, tinha contrato até outubro de 2014.
O ministro destacou que a decisão foi tomada pela “complicada situação” no teatro desde que o diretor artístico Serguei Filin foi atacado com ácido no rosto, em 17 de janeiro, na porta do edifício onde mora em Moscou. Filin recebeu enxerto de pele e passou por várias cirurgias nos olhos na Rússia. Atualmente passa por tratamento na Alemanha, mas ainda não conseguiu recuperar a visão.
A agressão provocou um escândalo sem precedentes que revelou os conflitos internos na instituição de renome internacional. Em junho, o Bolshoi anunciou a saída do bailarino Nikolai Tsiskaridze, uma de suas estrelas, em conflito aberto com Ikasanov e rival de Filin.
Continua depois da publicidade