Diretor de futebol do Grêmio e advogado do clube por sete anos, Rui Costa demonstrou revolta com a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O tricolor gaúcho foi punido com a exclusão da Copa do Brasil, por unanimidade, na Terceira Comissão Disciplinar do órgão na tarde desta quarta-feira pelos atos racistas da torcida contra o goleiro Aranha, do Santos.

Continua depois da publicidade

“Os torcedores vão pensar melhor”, diz auditor do STJD

Atos racistas levam Grêmio a suspender a Geral

Durante todo o julgamento, Rui ficou ao lado do presidente Fábio Koff e transpareceu estar ansioso com o julgamento. Confira entrevista concedida pelo dirigente após a condenação do clube:

Continua depois da publicidade

Como o senhor recebeu a decisão?

Foi revoltante ver como os auditores comemoraram a decisão. Em sete anos de STJD, jamais vi auditores se abraçando ao final. Eles vieram para o julgamento com uma sanha punitiva contra o Grêmio.

No julgamento, foi relatado pelos advogados do Grêmio o caso de injúrias racistas de torcedores do Paraná Clube na partida contra o São Bernardo. O clube foi punido com multa de R$ 15 mil. Isto também causou indignação?

Parece que punir o Grêmio representará solucionar este problema no Brasil todo. Mas, a partir de agora, filmaremos todos os jogos. Vamos fiscalizar todos os clubes, principalmente os que estão à nossa frente no Brasileirão, pois queremos ver todos punidos também caso as torcidas cometam algum deslize.

Continua depois da publicidade

O Grêmio ficou marcado após este episódio?

O torcedor gremista está sendo denominado de fascista nas ruas. Já temos relatos até de agressões a quem usa camisa do Grêmio. Estigmatizaram a nossa torcida. Sábado, no Maracanã (Flamengo x Grêmio), nossos torcedores estarão em risco por causa disso.

Diogo: o Grêmio de Everaldo não merecia, mas a decisão foi justa

David Coimbra: a punição do Grêmio foi injusta, mas salutar

Zini: gremista precisará cuidar do adversário e do torcedor ao seu lado

Wianey Carlet: o STJD pegou pesado

Gremista ZH: por um futuro com o mesmo rigor

Confira como foi o julgamento: