Quem acompanha a coluna “Orelhada” sabe que ela tem olhos atentos para as estripulias visuais do VJ Leandro Vigas pelo mundo. Desta vez, porém, não foi um muro ou um prédio histórico o alvo das projeções do joinvilense, mas um paredão rochoso localizado no interior do Piauí. Vigas ficou encarregado do videomapping da Ópera da Serra da Capivara, primeira edição do evento multicultural que ocorreu no final de semana passado no majestoso anfiteatro da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara. Além de servir de cenário natural para as apresentações de dança e música da região, a cortina de rochas virou uma imensa tela de cinema para as imagens criadas por Vigas, de acordo com a temática de cada noite (em geral, ligada ao circuito turístico e arqueológico do parque).
Continua depois da publicidade
Confira outras colunas de Rubens Herbst.
Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br.
Dilemas de casal
Desafiado pelo tema do casamento, Paulo Sérgio Jindelt teve o sarcástico lampejo do desenho acima. Bom para o cartunista de Joinville, que com ele faturou o segundo lugar geral e o prêmio da internet (dado via votação popular) do 9º Salão Medplan de Humor, aberto no domingo passado — com anúncio dos vencedores de cada categoria — no Teresina Shopping, no Piauí. Neste ano, o salão bateu recorde de inscritos: 1.360 trabalhos de todo o Brasil e de outros 39 países.
Continua depois da publicidade
Frase
“A revolução adolescente foi fundamental para evitar um novo conflito mundial de proporções catastróficas. Tenho certeza de que estaríamos muito mais perto de uma Terceira Guerra Mundial se não fosse pela música do Who, dos Stones, dos Beatles, Beach Boys, Kinks, Animals, Zombies e tantos outros. Nós trouxemos um quê de liberdade e inconformismo em um momento muito importante. Minha geração denunciou a manipulação política por meio da cultura de massas.”
Roger Daltrey, vocalista do The Who, em entrevista ao jornal “O Globo”. Pela primeira vez no Brasil, a lendária banda é um dos headliners do Rock in Rio e ainda tocará em São Paulo e Porto Alegre, em setembro.
Injeção
Seguindo a tradição que ela própria criou, a banda Uhull soltou ontem, no primeiro dia do mês, o sexto clipe/single do disco “Indian Pale Ale”, previsto para o final do ano. Desta vez, a música em questão é “Cerveja na Veia” e comprova o gosto amargo e meio escuro do novo trabalho, mas sem esquecer do alto teor etílico. Passe no YouTube ou no site oficial do grupo para renovar a dose.
Caiu
Infelizmente, temos que dar a notícia de que o show d¿Os Skrotes em Joinville, previsto para sábado na Casa 97, foi cancelado. O trio ilhéu faria o lançamento do disco “Tropical Mojo” numa dobradinha com as bandas locais Somaa, Fevereiro da Silva e Mosaico Adulto. O local terá que passar por melhorias e adequações acústicas e ficará fechado por algumas semanas. Quando estiver tudo certo, pode ser que uma nova data seja firmada.
Continua depois da publicidade
Playback de cinema
Ficou marcado para o dia 12, no Sesc de Joinville, a estreia do Doc.Playback, projeto contemplado pelo Simdec que levará o gênero teatral — marcado pelo improviso dos atores em cima de sugestões da plateia — à telona (e também ao DVD). Foram gravadas quatro apresentações da Dionisos Teatro em março, no galpão da Ajote, onde 15 histórias vindas do público foram interpretadas pelo grupo. Dessas, três acabaram selecionadas para virar curtas documentais protagonizados por suas próprias narradoras: “Meu Nome é Alice”, “O Álbum de Márcia” e “Onélia”.
Arte na rua
Impreterível chamar a atenção dos diletos leitores para a chegada do 3º Provocações Urbanas, evento promovido pelo Coletivo Eranos Círculo de Arte que leva performances e intervenções artísticas às ruas de Itajaí, de hoje até o dia 8, e de Balneário Camboriú, de 10 a 16 de agosto. São 14 apresentações gratuitas de artistas catarinenses, chilenos e argentinos, com destaque para o Projeto Instantes de Passagem (foto), premiado pelo Iberescena 2017, importante programa de fomento e intercâmbio de artes cênicas. Trata-se de um sexteto de caixas lambe-lambes executado pela Eranos, a Cia. Mestre Lunas (Chile) e a Gabriela Clavo y Canela (Argentina). A programação completa do festival está no site eranos.com.br.