Há três anos, a Dionisos Teatro estreava a peça Lá na Lua, que partia do jogo ¿fui para a Lua e levei…¿ para apresentar, em meio a cantigas infantis, fábulas e lendas do folclore. Assim, o grupo incluía no seu repertório um espetáculo voltado às crianças que resgatava o lado lúdico das brincadeiras da infância. Às 16 horas deste sábado, ele será apresentado na Feira do Livro de Joinville, mas com um detalhe: a plateia poderá assisti-lo com o livro homônimo em mãos. Sim, as aventuras escritas por Clarice Steil Siewert, Eduardo Campos, Andréia Malena Rocha e Vinícius Ferreira (que também assina as ilustrações) pularam do palco para o papel, fazendo com que permaneçam com as crianças após o fechamento das cortinas. Já no domingo, último dia da feira, a maior atração é a booktuber Pam Gonçalves, sucesso nas redes sociais com o blog Garota It e seu canal no YouTube, no qual compartilha experiências literárias. Ao lado da youtuber Melina Souza, responsável pelo canal Serendipty (com mais de 145 mil seguidores), ela estará no palco principal às 16 horas falando sobre ¿leitura e criação nas mídias digitais¿.

Continua depois da publicidade

Recursos para o Museu do Mar

Durante o lançamento do Portal Barcos do Brasil, no dia 9, o diretor do Porto de São Francisco do Sul, Arnaldo S.¿Thiago, informou que está sendo elaborado um convênio do terminal com o Museu do Mar. O valor anual é em torno de R$ 370 mil. Em contrapartida, o museu irá ceder uma sala de 55 m2 para exposição de peças e documentos sobre a história do porto. No mesmo evento, Rodolfo Pinto da Luz, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), informou que a empresa contratada pelo Iphan já trabalha no projeto de restauração (e ampliação) do prédio e do acervo do museu, que acaba de passar por reformas emergenciais. A expectativa é de que ele fique pronto até o final do ano e as obras custem em torno de R$ 18 milhões.– É claro que, para isso, teremos que conseguir recursos do governo federal e da iniciativa privada – prevê o presidente da FCC.

Maratona peso pesado

Não há refresco quando um evento é batizado de Brutal Fest e reúne 15 bandas de metal, do heavy melódico ao mais extremo black metal, passando pelo stoner e cruzas com o hardcore. O destruidor festival acontece no Delinquent¿s Bar, próximo ao Mercado Municipal de Joinville, em dois dias: neste sábado, a partir das 20 horas, tocam Six Six Six Terror, Farto HC, Deadpan, Flesh Grinder, Bandanos, Retaliate, Zombie Cookbook e Anal Vomitation; e no domingo, Arruaceros, Exylle, Jailor, Axecuter, Fugoz, Red Sunlight e Odysseya, começando às 17 horas. E, muito importante, é tudo free.

Continua depois da publicidade

Sons naturais

A musicista e escritora Rocio Pereira, de Canoinhas, aproveita a Feira do Livro de Joinville para lançar, neste domingo, às 14 horas, Monique no Reino dos Sons, composto de um livro que inclui um CD com a narração da história e 15 músicas. É sobre uma menina que, ao atirar pedras num rio, começa a questionar de onde vêm os sons, e a resposta surge do contato com a natureza e seu próprio corpo. Um site/blog sobre o projeto – que inclui os joinvilenses Geraldo Poerner (ilustrações), Jacson Araújo (arranjos), Jura Arruda (diagramação) e Juliana Yara Araújo (produção executiva) – irá ao ar na semana que vem.

Na maioria dos casos, as minhas falas ficam famosas por eu dizê-las de forma errada, pelo meu forte sotaque, fazendo as pessoas rirem. Não podemos nos esquecer do que (o diretor James) Cameron disse na coletiva de imprensa do primeiro Exterminador. Segundo ele, o filme funcionou tão bem pelo fato de eu falar como uma máquina. Até hoje não sei se aquilo foi uma crítica ou um elogio (risos). – Arnold Schwarzenegger, em entrevista à revista IstoÉ, comenta sobre a emblemática frase ¿I¿ll be back¿, dita por seu personagem no Exterminador do Futuro 2

CURTAS

Mostra

Desde segunda-feira, a El Clandestino, em parceria com Picta Escritório de Arte, posiciona sua galeria itinerante no saguão do Mercure Joinville Prinz Hotel com um recorte da série Máquinas de Abismo, de Rogerio Negrão. A visitação é aberta ao público e vai até 12 de julho. Na próxima quinta-feira, o artista inaugura, no anexo 1 do MAJ, um novo olhar sobre esse trabalho.

Virtual

Ainda sobre a Feira do Livro, o sábado reserva a premiação do Game Jam, ação em parceria com a graduação de jogos digitais da UniSociesc no qual grupos tiveram uma semana para desenvolver jogos sobre Monteiro Lobato, o homenageado da feira deste ano. Os melhores trabalhos serão conhecidos às 19h, no palco principal.

Continua depois da publicidade