O Cemitério dos Imigrantes de Joinville aparece com destaque no primeiro volume da coleção Horizontes do Patrimônio Cultural, que a editora da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lança hoje, durante o 8º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, no campus da Udesc na Capital.
Continua depois da publicidade
Com o patrimônio cultural funerário do Estado como tema, a publicação (também acessível pelo site fcc.sc.gov.br) dá grande crédito ao cemitério de Joinville, criado em 1851 e destacado pela arquitetura típica dos cemitérios germânicos, sendo tombado na década de 1960 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O guia é fruto de um levantamento pioneiro no País sobre cemitérios, manifestações e ritos religiosos realizado por Elisiana Trilha Castro, doutora em história e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (Abec). Mais de 30 locais, de sete regiões de Santa Catarina, estão na lista.
Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br
Confira outras colunas de Rubens Herbst
Continua depois da publicidade
História
O documentário de curta-metragem Mário Avancini – Decifrando a Linguagem das Pedras foi lançado em dezembro e teve poucas exibições públicas desde então. Agora, o filme-biografia sobre o grande escultor, dirigido por Luciano Coelho, ganha um considerável alcance com sua chegada ao YouTube. São 20 minutos de imagens de arquivo e depoimentos de familiares, amigos e especialistas na obra de um dos maiores artistas joinvilenses.
Discussão
Vinte e dois trabalhos, entre teses, dissertações, monografias, artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso serão apresentados durante o 11º Seminários de Dança, evento paralelo ao festival de Joinville que a Escola do Teatro Bolshoi abriga nos dias 26 e 27. O tema deste ano, 1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança, quer fomentar o diálogo sobre a relação da dança e a infância. Para participar dos dois dias de debate, aperfeiçoamento e trocas de experiências é preciso se inscrever pelo site festivaldedanca.com.br.
Frase do dia
Comecei a perceber no show do Cartola (de 2002), tinha uma gente nova se aproximando. Hoje eu vejo crianças e fico muito feliz de ter ultrapassado todas as barreiras, de perceberem que eu não sou uma ameaça, que eu não sou um perigo. Porque, de uma maneira geral, as pessoas são caretas e o país está mais conservador, não vamos nos iludir.
Ney Matogrosso, em entrevista ao O Globo. O cantor é o grande homenageado do Prêmio da Música Brasileira, cuja cerimônia acontece nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, e que terá a joinvilense Ana Paula da Silva disputando a categoria Regional – Cantora.
Continua depois da publicidade