Pode-se dizer que Joinville está tomada de fotografias desde o fim de semana. Não lembro de outra coleção de imagens tão grande e exibidas ao mesmo tempo quanto esta que os formandos da terceira turma do curso de fotografia da Univille espalharam pela cidade.
Continua depois da publicidade
São 23 exposições nos mais diversos locais – de cafés a espaços públicos, de clínicas a lojas e pontos dentro da própria universidade –, uma amostra dos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos ao longo do primeiro semestre e que apontam ora para a técnica fotográfica (caso de À Flor da Pele, de Letícia Souza, acima), ora para questões sociais e históricas (como A Estrada eu Sou, de Luma Faria, abaixo).
O período de cada exposição varia, sendo que algumas vão até o fim do mês e outras, até o começo de julho, sempre com entrada gratuita. A relação dos espaços que recebem as exposições está na página do Facebook Fotografia Univille ou pelo e-mail fotografia@univille.com.br.
Viagem
Depois de São Paulo, Paraná, Amazonas e Santa Catarina, a Essaé Cia. inclui o Rio Grande do Sul no roteiro de apresentações do espetáculo de animação Fadas. Os atores/manipuladores Cassio Correia e Jackson Amorim passarão, entre amanhã e o dia 27, por teatros e centros culturais de Porto Alegre, Dois Irmãos, Caxias do Sul, Esteio, Campo Bom e Rolante.
Continua depois da publicidade
Metal de terça
Uma das mais importantes bandas do cenário death metal brasileiro, a paulista Nervochaos chega a Joinville hoje com a turnê que celebra seus 20 anos de atividades. O quarteto acabou de voltar de um giro pela Ásia ao lado do Krisiun e caiu na estrada novamente, desta vez com os conterrâneos (e igualmente extremos) da Justabeli, que abrem o show no Delinquent¿s Bar por volta das 20 horas. O ingresso custa R$ 20. Em pauta, o sétimo disco da banda, Nyctophilia, gravado na Itália e lançado em abril.
Roda
O primeiro encontro do clube de leitura Leia Mulheres em Joinville está marcado para 22 de julho, no Sesc, com debate em torno de O Conto de Aia (The Handmaid¿s Tale, no original), livro da canadense Margaret Atwood. O #LeiaMulheres faz parte de uma série de ações para inclusão da mulher no mercado editorial como autoras, mediadores e editoras. Mais informações no site leiamulheres.com.br.
Novos traços
A nova edição do Ô Catarina!, suplemento cultural editado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), vem recheada pelos traços da artista joinvilense Carol Silva. São dela os desenhos que ilustram boa parte do conteúdo do número 87, especialmente os poemas de Edimilson de Almeida Pereira e da irlandesa Moya Cannon, além da dramaturgia de Afonso Nilson de Souza. O periódico será lançado hoje e terá distribuição gratuita, além da possibilidade de desfrutá-lo virtualmente no site www.fcc.sc.gov.br/ocatarina.
Frase do dia
O ambiente hoje não é propício a uma boa política cultural. Eu não quero participar de uma roleta pelo cargo, vim para cá para fazer política cultural, não para ter um emprego. (…) Era um ministério que já estava deficiente. O Fundo Nacional de Cultura, que já teve R$ 500 milhões na época áurea, hoje tem zero de recurso. É um ministério inviável tratado de forma a inviabilizá-lo ainda mais.
Continua depois da publicidade
João Batista de Andrade, após pedir demissão, na sexta-feira, do cargo de ministro da Cultura, que ocupava interinamente desde maio. Segundo a Folha de S. Paulo, a decisão se deveu ao corte de 43% no orçamento da pasta, mas fala-se que a impossibilidade de indicar o novo diretor da Ancine também pesou.