As máquinas da Prefeitura voltaram à ação depois de uma semana paradas por causa das chuvas. As principais ruas de chão dos bairros do interior da cidade estão passando por manutenção, segundo o secretário de Obras, Hideraldo Colle. Para ajudar nesta operação, a Prefeitura investiu R$ 3 milhões em maquinários para cortar os gastos com serviços terceirizados.
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Colle destaca que as ruas que servem de rota para o transporte público serão as contempladas pela manutenção. O secretário explica que, para realizar as melhorias, primeiro uma patrola nivela a rua e tapa os buracos; depois, um caminhão-pipa finaliza o trabalho. Os bairros que estão recebendo manutenção das ruas são Três Rios do Norte, Três Rios do Sul, Ribeirão Cavalo, João Pessoa, Nereu Ramos e Ilha da Figueira.
– É um serviço que nunca para, pois as ruas têm movimento constante. Ainda somando o sol e a chuva, que influenciam na preservação das vias – acrescenta Colle.
Com a compra de R$ 3 milhões em maquinário, a Prefeitura está contendo os gastos com serviço terceirizado. Segundo o prefeito Dieter Janssen, as novas máquinas irão ajudar na prestação de serviço mais eficaz, que não dependerá de outras empresas para acontecer.
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– Agora, temos um caminhão-pipa da Prefeitura e mais dez equipamentos por meio do Provia – Programa de Intervenção Viária – explica o prefeito.
Há 58 anos, Inácio Petry mora em uma rua de chão batido no bairro Ilha da Figueira. Ontem, essa rua passou por melhorias previstas pela Secretaria de Obras. O morador avalia que a manutenção da via – que ainda não tem identificação – é razoável.
– Eles poderiam passar as máquinas mais vezes, mas passam o suficiente para termos acesso às nossas casas. Como tem uma empresa grande aqui, os caminhões pesados são os principais responsáveis pelo desgaste – conta.
Ponte nova no bairro Três Rios do Norte
Um pedido antigo da comunidade do bairro Três Rios do Norte está sendo realizado. A construção da nova ponte na rua Helmuth Maske começou nesta semana e deve ser finalizada nos próximos 20 dias. Os gastos ainda não foram contabilizados porque as galerias que serão colocadas foram produzidas pela fábrica da Prefeitura.
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O acesso entre os bairros é conhecido como Ponto Schwartz e a obra foi tombada como patrimônio histórico-cultural do município. O problema é que a estrutura está comprometida por causa do tempo de construção e também pela última enchente.
– Estamos conversando com a Defesa Civil e a Fundação Cultural, porque as galerias maiores darão vazão à água do ribeirão, mas não será o suficiente por causa da ponte antiga – comenta o prefeito Dieter Janssen.
A antiga passagem será utilizada apenas por pedestres, e a nova, por automóveis e veículos pesados, segundo o secretário de Obra, Hideraldo Colle. Já o asfalto será feito com recursos do PAC 2, que também contemplam outras três ruas de Jaraguá do Sul.