Motoristas que trafegam pelas principais ruas do bairro Bom Retiro, em Joinville, têm encontrado grandes filas e aumento no tempo de viagem. Segundo relatos, trajetos que costumavam ser feitos em 5 minutos, desde segunda-feira (2), passaram a ser feitos em 30 minutos, aumento de seis vezes. O transtorno no trânsito estaria ocorrendo após mudanças nos sentidos de algumas ruas da região, implementadas no sábado (30).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As principais mudanças estão na avenida Santos Dumont e rua Tenente Antônio João. Anteriormente, a rua General Câmara era a alternativa principal para quem seguia em direção a região do shopping Garten. Agora, o caminho indicado é via Avenida Santos Dummont até a rua Dom Bosco. Já na Rua Tenente Antônio João, houve uma alteração no trecho entre as ruas Dom Bosco e General Câmara, que passou a operar com duplo sentido de direção.

Quem é a modelo do interior de SC que foi capa na Vogue e desfilou na Paris Fashion Week

Outra modificação foi na rua Nova Trento, que agora não pode mais ser acessada pela avenida Santos Dumont no sentido sul. Desde o fim de semana, os motoristas devem seguir pela Blumenau, retornar pela João Colin, acessar o novo sentido da Santos Dumont para, finalmente, entrar na rua Nova Trento. A nova rota aumentou o tempo de viagem dos motoristas.

Continua depois da publicidade

— É impossível acessá-la [Nova Trento] e nem sair dela, fica tudo parado. Antes levava cinco minutos para chegar na Escola Adventista, dobrando à esquerda no final da avenida Santos Dumont. Agora, não é possível, tem que pegar quatro semáforos a partir do final da Santos Dumont para dar a volta na quadra do Terminal Norte, engarrafando ainda mais a região e aumentando esse tempo para 30 minutos apenas para chegar na Rua Nova Trento — diz um morador em mensagem enviada ao Jornal do Almoço da NSC TV.

A saída da rua Nova Trento também ficou prejudicada. Isso porque a única saída dela é a General Câmara.

— Preciso deixar o veículo próximo a Transtusa [na Santos Dumont] e ir a pé até a Escola Adventista, pois o engarrafamento nesta rua é tão grande que não se pode entrar. Sair dela é ainda pior, ontem tentei fazer isso e levei 50 minutos — explica o morador. Agora, ele precisa estacionar na via principal e seguir pela rua Dom Bosco, evitando a Nova Trento, onde fica o colégio.

Continua depois da publicidade

Conforme relatos enviados ao Jornal do Almoço da NSC, além de aumentar o percurso de quem passa pela Nova Trento, as modificações prejudicam os moradores da região, que evitam o congestionamento na General Câmara, acessando outras vias que aumentam o tempo de viagem. 

— É impossível acessar a rua Tenente Antônio João para voltar para casa. Tivemos que dar a volta pelo Saguaçu, passando pela rua Brasil e atravessar a Piratuba, tentando evitar o pior. Várias pessoas estão fazendo isso e, mesmo assim, a Tenente Antônio João continua com engarrafamento, principalmente até a esquina com a Piratuba — diz mensagem enviada ao JA.

Em resposta às reclamações dos moradores, a prefeitura de Joinville informou que, como a mudança começou nesta semana, a equipe está acompanhando o trânsito diariamente para verificar se há alguma melhoria que pode ser implementada ou se é apenas o tempo natural que leva para os motoristas se habituarem com o novo trajeto.

Leia também

Quem é o ciclista de SC que morreu ao bater em caminhão: “Grande amigo”

Como funciona o “BBB dos rios” que permite acompanhar enchentes ao vivo em Joinville

Emprego na indústria em SC tem avanço; quais cidades abriram mais de mil vagas no ano