No último ano, as ruas de Jaraguá do Sul ganharam 4.813 veículos a mais, alcançando uma frota de 98.161. Apesar de a média de emplacamentos estar dentro do esperado pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), o número foi 16,9% mais baixo em relação a 2011, quando o órgão registrou 5.790 novos veículos na cidade.
Continua depois da publicidade
O delegado regional, Uriel Ribeiro, avalia que um dos fatores que teriam contribuído com a redução de 997 emplacamentos foi o menor crescimento da economia no país, em 2012, o que teria refletido na região. Ele também acredita que, como o número de carros emplacados na cidade foi maior em 2011, a procura teria reduzido no ano passado.
– Mas é um número considerável, uma vez que a frota ganha, em média, cinco mil novos veículos por ano – avalia.
No cenário nacional, as montadoras comemoram o resultado do setor, que bateu recorde no ano passado. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea)indicam que as vendas de veículos no Brasil subiram 4,6% em 2012, mesmo com a queda de 1,9% na produção.
Continua depois da publicidade
A entidade acredita que, diante do contexto de crise internacional, o fôlego para a indústria automobilística veio da redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI), uma das medidas implantadas pelo governo em julho para estimular o crescimento da economia. A redução do imposto, que deveria ser encerrada até agosto de 2012, foi prorrogada até este ano e o benefício será reduzido gradualmente.
Para o gerente comercial da concessionária Gabivel, de Jaraguá do Sul, Marco Antônio Gomes de Oliveira, a redução do IPI foi um dos fatores que ajudou a impulsionar a procura na cidade. Ele afirma que as vendas na unidade aumentaram cerca de 60% desde a implantação da medida.
Outro motivo seria a taxa de juros mais baixa, de 0,99% ao mês, contra a média de 1,30% mensal aplicada em 2011. Oliveira diz que o fato de o mercado automobilístico na região estar aquecido fez a marca Honda ganhar naturalmente mais espaço a partir do ano passado.
Continua depois da publicidade
O gerente comercial avalia que 2012 foi o melhor dos sete anos que a concessionaria atua em Jaraguá e está otimista em relação a 2013.
– Vendemos 230 automóveis no ano passado, o que representa um aumento de cerca de 30% em relação a 2011 – destaca.
Para este ano, a expectativa é comercializar 360 carros, meta que deve ser impulsionada com a abertura de uma nova unidade de vendas na cidade.
Continua depois da publicidade
Nagela também comprou um zero
Em novembro do ano passado, a fiscal escriturária Nagela Luana Diemon, 22 anos, realizou o sonho de comprar o primeiro carro. O automóvel escolhido foi um Ford Ka zero quilômetro, que ela usa todo o dia para ir ao trabalho.
Nagela conta que pesquisou o preço de vários automóveis novos e usados, mas fechou o negócio depois que o IPI reduziu e conseguiu um preço melhor pelo carro novo, que ela usa todos os dias para ir trabalhar.
– Antes eu ia ao trabalho de bicicleta e quando chovia eu pegava ônibus. Agora, tenho mais liberdade para ir onde quero – admite.
Continua depois da publicidade