Duas das vias mais importantes do perímetro urbano de Blumenau, as ruas Bahia e Amazonas foram as que mais registraram acidentes e as que mais tiveram vítimas no trânsito da cidade em 2019. Conforme levantamento feito pelo Seterb a pedido do Santa, o município contabilizou 2.619 boletins de ocorrência por acidentes no ano passado — média de 7,1 por dia.

Continua depois da publicidade

A Rua Bahia é a líder, com 127 batidas registradas, seguida pela Rua Amazonas, com 123 acidentes. Mesmo na primeira posição, a via que corta os bairros do Salto, Salto Weissbach e Passo Manso não teve nenhuma morte em 2019, enquanto a principal rua do Garcia teve uma ocorrência que resultou em dois óbitos — de Gabriel dos Reis, 22, e Thaionara Quintino Martins, 26, em 10 de maio.

Quando o assunto é número de vítimas, Bahia e Amazonas invertem as posições. Os acidentes na rua da Região Sul tiveram 90 pessoas feridas, enquanto a via que liga a cidade a Indaial teve 84. As ruas dos Caçadores (59) e General Osório (56), ambas na Velha, e Francisco Vahdlieck (54) na Fortaleza, fecham o top 5 das que mais tiveram pessoas machucadas em ocorrências.

O que justifica o número

No caso da Amazonas, para a especialista em trânsito, Márcia Pontes, o que justifica o índice é a característica da rua e o excesso de imprudência em uma via que corta uma das regiões mais populosas da cidade.

— Vale destacar que essas duas vias são as que em décadas estão na liderança. A Rua Amazonas, por exemplo, é uma rua enorme, uma via arterial, repleta de comércios, serviços, residências, em toda a extensão. Isso aliado às curvas, retas, subidas, descidas e ao comportamento dos motoristas, que agem imprudentemente em uma via com movimento intenso, reflete nesses números.

Continua depois da publicidade

— Já a Rua Bahia é a mais arterial de todas, que chega a ligar municípios, que escoa produção econômica. É uma rua que registra todos tipo de acidente: capotamento, tombamento, colisão traseira, batida envolvendo motorista embriagado. É uma via com composição de tráfego complexa, e com comportamento do motorista que também varia — explica a especialista.

A prefeitura de Blumenau admite que existe preocupação com as vias que mais registram problemas. Conforme o secretário de Trânsito e Transportes (Seterb), Éder Boron, o município vai lançar no início de fevereiro a licitação para instalação de novas lombadas eletrônicas. Além disso, a administração municipal também vai construir 150 novas travessias elevadas em pontos estratégicos, conforme Boron. Dessas, cinquenta devem ser feitas ainda no primeiro trimestre.

Rua Bahia, que liga Blumenau a Indaial.
Rua Bahia, que liga Blumenau a Indaial. (Foto: Patrick Rodrigues)

Um em cada três acidentes envolve jovens

Os dados do Seterb mostram, ainda, que um em cada três acidentes em Blumenau no ano passado envolveram condutores com idade entre 18 e 29 anos — 32,8% do total. Outras 24,4% ocorrências foram de motoristas ou motociclistas de 30 a 39 anos. Isso significa que em mais da metade das batidas (57,2%) as pessoas que conduziam os veículos tinham entre 18 e 39 anos.

Inexperiência, conforme Márcia Pontes, pode responder o porquê desse índice.

— Essa faixa etária também lidera índices nacionais. Quem mais morre? Quem mais se acidente? Os jovens entre 18 e 29 anos. Pesquisas mostram que até o quinto ano de habilitação ainda a pessoa não está pronta, ela está construindo o hábito da condição. Elas não saem prontas da autoescola, mas muitas acham que sabem tudo, e isso afeta — finaliza Márcia Pontes.

Continua depois da publicidade

Um fato curioso apontado pelo levantamento da Secretaria de Trânsito e Transportes é de que seis acidentes em 2019 ocorreram com crianças até nove anos. Em outros 25, o condutor tinha até 17 anos.

Ruas com mais acidentes em 2019

Rua Bahia – 127

Rua Amazonas – 123

Rua Sao Paulo – 88

Rua Sete de Setembro – 86

Rua Engenheiro Udo Deeke – 80

Rua Francisco Vahldieck – 77

Rua General Osorio – 74

Rua Dois de Setembro – 70

Rua Benjamin Constant – 67

Rua Frederico Jensen – 64

Número de vítimas por rua em 2019

Rua Amazonas – 90

Rua Bahia – 84

Rua dos Caçadores – 59

Rua General Osorio – 56

Rua Francisco Vahldieck – 54

Rua Frederico Jensen – 50

Rua Sao Paulo – 49

Rua Gustavo Zimmermann – 49

Rua Sete de Setembro – 48

Rua Engenheiro Udo Deeke – 46

Ruas que registraram mortes em 2019

Rua Gustavo Zimmermann – 4

Rua 2 de Setembro – 3

Rua Amazonas – 2

Rua Água Branca – 2

Rua Emil Manke Senior – 2

Rua Engenheiro Udo Deeke – 1

Rua Francisco Vahldieck – 1

Via Expressa – 1

Rua João Pessoa – 1

Rua Itajaí – 1

Rua das Missões – 1

Rua Santa Maria – 1

Rua Antonio Treis – 1

Rua Johann Sachse – 1

Rua Rui Barbosa – 1

Rua Centenário – 1

Rua Norberto Seara Heusi – 1

Rua São Valentim – 1

Rua Belmiro Colzani – 1

Rua Elvira Bornhofen – 1

Rua Reinhold Otto – 1