O incêndio de grandes proporções que consumiu ao menos uma dezena de lojas da Rua XV de Novembro, na tarde desta quinta-feira (23), não é um caso isolado. Ao longo da história, a principal via comercial de Blumenau foi palco de outras ocorrências em que o fogo assustou lojistas e moradores.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Um dos casos mais memoráveis data de 1958, quando o prédio que hoje abriga a Secretaria de Cultura, no Centro Histórico, foi parcialmente destruído pelas chamas. Na época, a edificação abrigava a sede da prefeitura, o Fórum, cartórios, a delegacia regional de polícia e o arquivo histórico. Muitos documentos foram perdidos, reduzindo parte da história de Blumenau a cinzas.
Imagens aéreas revelam dimensão de incêndio que destruiu prédio na Rua XV, em Blumenau
Em 1986, a Casa Caça e Pesca pegou fogo durante a noite, levantando labaredas na Rua XV. O incêndio é lembrado até hoje pelo barulho provocado pela queima de munições que a empresa vendia na época.
Continua depois da publicidade
Relembre outros grandes incêndios na Rua XV
Dez anos mais tarde, em 1996, quatro dos 15 andares do icônico Edifício Catarinense foram atingidos por um incêndio. Pessoas tiveram de ser retiradas às pressas em uma operação de resgate dramática. Muitas foram hospitalizadas por terem inalado fumaça.
Em abril de 2005, as lojas Koerich e Sulamericana foram consumidas por um incêndio depois que um andarilho ateou fogo em uma lixeira em frente.
Todos estes casos estão na lista dos maiores incêndios já registrados em Blumenau, que incluem ainda o do Frohsinn, em 2014, o da antiga fábrica de Chapéus Nelsa, na Rua São Paulo, em 2019, e o da fábrica de bicicletas Mormaii, em 2022. Este último, que atingiu uma área de 33 mil metros quadrados (um espaço maior que a Vila Germânica), é considerado o maior da história da cidade.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do incêndio desta quinta-feira (23)
Leia também
Terceira faixa na BR-101 Norte entra em pacote prioritário de obras na ANTT
Diário escrito em papel higiênico revela memórias de blumenauense preso por tentativa de golpe