Os olhos estão incrédulos depois de uma noite de pânico. Sozinha em casa, dona Tecla Steinert, de 69 anos, viu a rua onde mora, em Indaial, virar um rio na noite desta terça-feira (17). Quando o dia amanheceu, a paisagem nem de longe parecia a bucólica Rua Augusto Maass, no bairro Arapongas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A chuva forte fez o ribeirão que passa pela região transbordar. De acordo com a Defesa Civil, o nível da água na estrada chegou a um metro e meio. Foi preciso esperar a correnteza diminuir para que os bombeiros conseguissem resgatar os moradores com botes.

— Não sei como estou viva — desabafa a moradora.

Foi tudo bem rápido e em meio à escuridão que muitos moradores da localidade não conseguiram salvar nada. Não houve arrastamento de imóveis, mas várias residências acabaram alagadas. A prefeitura de Indaial estima pelo menos 50 casas atingidas, das quais metade ficam na Rua Augusto Maass.

Continua depois da publicidade

Dona Tecla mostra como ficou a ponte que dava acesso à casa dela: destruída. É possível observar nas imagens abaixo que por muito pouco a força das águas não arrastou casas de madeiras às margens do ribeirão. O carro de um vizinho ficou com as rodas para cima após ser levado pela enxurrada.

O posto de saúde que atende a comunidade local é um imóveis tomados pela água e não abriu as portas nesta quarta-feira (18).

Mais para cima dessa comunidade, no Alto Arapongas, a Defesa Civil de Indaial vai pedir uma vistoria de geólogos. Até essa manhã, os técnicos ainda não tinham conseguido acessar a região, por causa da situação da estrada.

Para atender pessoas desalojadas ou desabrigadas, Indaial abrirá às 16h desta quarta-feira um abrigo no Parque Jorge Hardt, no bairro Ribeirão das Pedras.

Continua depois da publicidade

(Foto: Patrick Rodrigues, Santa)
(Foto: Patrick Rodrigues, Santa)
(Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Leia mais

Temporal deixa mortos e desaparecidos em noite de terror em Rodeio

Vídeo mostra estoque de malharia arrastado por enxurrada em Rodeio: “Milhões em prejuízo”

Cratera na BR-470 provoca filas quilométricas em atalhos por Timbó e Indaial

Alagamentos em Ascurra atingem mais da metade da área urbana da cidade, diz prefeitura