A rua Professor Bayer Filho, em Coqueiros, é bastante frequentada por idosos que participam de um grupo às segundas-feiras na Paróquia Nossa Senhora do Carmo. A via é reta, tem uma ladeira e faz esquina com a movimentada Engenheiro Max de Souza, a geral do bairro continental, o que faz os motoristas passarem muito rápido por ela. Isso tem causado acidentes.
Continua depois da publicidade
A Dona Marina Padilha Matos, de 73 anos, foi uma das atropeladas. O carro em alta velocidade passou por cima do pé dela, e a idosa caiu no chão e machucou as costas. Foi parar no Hospital Celso Ramos.
— Foi Deus quem me salvou e parou aquele carro a tempo, se não ele teria passado por cima de mim — acredita a senhora.
Outra vítima foi o cabeleireiro Hudson Augusto de Oliveira, de 41 anos. Só que ele estava na Max de Souza, e o carro veio da Bayer Filho em alta velocidade e lhe atropelou.
Continua depois da publicidade
— Eu estava atravessando na faixa de pedestre e ela (a motorista) me pegou mesmo na faixa. Bateu em cima de mim e me jogou uns 2 metros longe. E não parou para ajudar.
Ele fui socorrido pelo Samu e tive ferimentos profundos. Segundo Hudson, motoristas não respeitam aquela faixa de segurança nos horários de pico.
Moradora da rua Professor Bayer Filho, a autônoma Patrícia Teixeira está organizando um abaixo assinado pedindo um quebra-molas e sinalização da via. Ela conta que teve um amigo que morreu atropelado nessa rua e outro vizinho que passou três meses no hospital após um acidente na via.
Continua depois da publicidade
— Os velhinhos estão indignados e assustados com a situação e pedem nossa ajuda. A vizinhança está se organizando para cobrar da prefeitura, mas daqui a pouco a gente vai se reunir e construir uma lombada por conta própria!
Assunto foi tema na coluna da Laine Valgas
Na semana passada, a jornalista Laine Valgas publicou em sua coluna uma mensagem de um leitor cansado de colecionar fotos de acidentes naquela região .
— Já avisei mil vezes a prefeitura de Florianópolis e aviso aos amigos da Hora também! Quando você passar pela Rua Geral de Coqueiros, a Engenheiro Max de Souza, muito cuidado ao cruzá-la vindo da Rua Jau Guedes (que fica a 500 metros da Bayer Filho), esquina do Supermercado Imperatriz. O sinal amarelo da Max de Souza funciona por 3 segundos e os carros passam por ele voando. No mesmo tempo já abriu o sinal verde da Jau Guedes. Resultado? Todos os dias acidentes por ali” reclama o leitor, que preferiu não se identificar.
Continua depois da publicidade
O que diz a prefeitura
Essas questões são de competência da Diretoria de Operação de trânsito (Diope); No entanto, os moradores de Coqueiros que querem alterações nas vias devem procurar a Secretaria do Continente. O órgão informa que “possui uma ouvidoria no qual o munícipe pode pessoalmente registrar sua demanda ou por telefone: (48) 3271-7907.
Conforme a Secretaria, está sendo feito um levantamento para alteração de sentidos na Engenheiro Max de Souza e adjacentes. A pasta promete elaborar um projeto de levantamento das ruas. A prefeitura também informa que o serviço de tapa-buracos está sendo feito no bairro.