Começa neste sábado, 1º de junho, as obras previstas no cruzamento das ruas Ottokar Doerffel e Independência, em Joinville. O anúncio foi feito pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) da Prefeitura de Joinville, nesta quinta-feira (30). As mudanças contemplam a adição de faixas de rodagem e de sinalização nas vias e não envolvem a alteração nas direções de tráfego.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Prefeitura de Joinville, o objetivo das alterações é facilitar a mobilidade e melhorar o trânsito na região. As mudanças devem ser efetivadas até 15 de junho.

Segundo o planejamento da Sepud, na rua Ottokar Doerffel haverá um prolongamento da 2ª faixa para quem trafega sentido Centro, no trecho entre as ruas Independência e Gothard Kaesemodel. Já a rua Independência terá duas faixas de acesso à Ottokar Doerffel, uma para quem segue sentido Centro e outra para quem segue sentido BR-101.

"Desta forma, para quem sai da rua da Independência sentido Centro, deve usar a faixa da direita, pois, como terá duas faixas de acesso à Ottokar Doerffel, o acesso fica livre, sem precisar esperar a liberação do fluxo para acessar a via. Para quem vem da BR-101 e segue na Ottokar Doerffel, deve utilizar a faixa da esquerda", explica a administração municipal.

Detrans busca colaboração de órgãos federais para resolver impasse de pagamento de multas de trânsito de Joinville

Continua depois da publicidade

Segurança e travessia

Uma faixa de acomodação central será adicionada à rua Ottokar Doerffel para os veículos que deixam a rua da Independência sentido BR-101, precisando aguardar a liberação do fluxo apenas de quem segue da rodovia sentido Centro. A faixa de acomodação também atende a entrada e saída de veículos de um condomínio comercial próximo. No local, será implantada uma faixa de pedestres, assim como na rua da Independência.

A travessia eletrônica de pedestres, instalada em frente à empresa Tigre, continua. Além disso, será refeita a repintura da faixa de pedestres no local. As mudanças também preveem a implantação de ciclofaixa ao longo da rua da Independência.

Estudo de tráfego

De acordo com a Prefeitura Municipal, as alterações acontecem a partir de um estudo de tráfego que analisou quatro cenários diferentes para as duas ruas. O primeiro é o atual, que serviu como comparação para três propostas de alterações.

A primeira proposta analisou a eficiência de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do Residencial Caroli Easy Club, feito em 2014, que propôs a implantação de um semáforo com quatro estágios no cruzamento das ruas Ottokar Doerffel e da Independência. A região sofreu mudanças viárias nas ruas Ottokar Doerffel, Otto Parucker e Marajó, em 2018, alterando a configuração do tráfego no local e tornando essencial a reavaliação do projeto proposto no EIV.

Continua depois da publicidade

O estudo foi feito com base na Metodologia Smart Mobility, elaborada pela Sepud. Com os dados das simulações de tráfego dos diferentes cenários, com o auxílio do simulador de tráfego Simulation of Urban Mobility (Sumo), e a contagem de tráfego, percebeu-se que a implantação do semáforo aumentaria, em média, 90% no tempo de viagem no período de pico da manhã e 73% no período de pico da tarde, tornando-se inviável.

A proposta adotada foi a que apresentou os melhores resultados nos estudos realizados, com uma redução de 10%, em média, no período de pico da manhã, e de 19% no período de pico da tarde. Para quem sai da rua Independência, isto representa cerca de cinco minutos e 11 segundos a menos em direção à BR 101 e de três minutos e 30 segundos em direção ao Centro.

Motoristas fazem filas para aproveitar gasolina sem imposto em Joinville