Dentro da Semana do Trânsito está a realização do Dia Mundial Sem Carro, agendado para o dia 22 de setembro. Nesta data haverá uma programação própria em Joinville. Uma das ações é a utilização de trecho da rua 9 de Março em corredor de ônibus – do Terminal Central até avenida Juscelino Kubitschek/rua João Colin. No dia 22, neste trecho, somente poderão circular ônibus e táxis em duas mãos de direção.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Trata-se de uma situação que será transformada em realidade em breve. Essa obra terá a assinatura da ordem de serviço na próxima terça-feira e deve iniciar nos dias seguintes. Os recursos são do Governo do Estado por meio do programa BNDES 3.

O novo sistema vai permitir a eliminação da passagem de ônibus pelas ruas Princesa Isabel, Príncipe, Jacob Richlin, Jerônimo Coelho e Travessa Bachmann e vai reduzir o tempo das viagens. Haverá alargamento das calçadas e espaços para ciclistas e pedestres, devidamente delimitados.

Outro destaque será a entrega do primeiro parklet (vaga viva) da cidade e a assinatura da ordem de serviço para a transformação de trecho da rua 9 de Março em corredor exclusivo de ônibus. A entrega está prevista para as 10 horas na Travessa Bachmann. Um espaço de duas vagas de estacionamento será transformado em uma área compacta de convivência, com bancos, mesas, jardins e outros equipamentos urbanos.

Continua depois da publicidade

O projeto, aprovado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), é do curso de arquitetura da Unisociesc e tem o patrocínio de uma empresa privada. O Ippuj também definiu outros sete pontos que poderão receber os parklets. Uma lei que permite a criação das vagas vivas será assinada pelo prefeito Udo Döhler.