Poeira, barulho, trânsito problemático. Esta é a realidade dos moradores da Rua Nereu Ramos, no Centro de Blumenau, via que passa por obras de instalação de rede de esgoto, água e drenagem pluvial. Considerando que o transtorno já está ocorrendo, três entidades que se uniram e criaram uma proposta para a revitalização da região central – o Centro Vivo – foram até o poder público com um pedido: iniciar a mudança pela Rua Nereu Ramos. O assunto será discutido hoje em uma reunião com o secretário de Planejamento, Juliano Gonçalves.

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De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas), Emílio Schramm, a proposta é promover mudanças na via que já está em obras como uma espécie de projeto-piloto para uma revitalização maior. Ele explica que a ideia era debater com calma, mas as obras acabaram ocorrendo antes do que eles imaginavam:

– Fizemos o estudo do Centro Vivo e queríamos apresentar ao poder público e discutir, abrir para outras contribuições, melhorar, mas como já estão ocorrendo obras na Rua Nereu Ramos achamos que a prefeitura poderia aproveitar este momento para iniciar a renovação.

A sugestão é transformar a rua em uma espécie de boulevard: arborizada, de trânsito calmo, menos veloz e com preferência para pedestres e ciclistas. A mudança mais drástica é o nivelamento da rua e das calçadas, o que automaticamente reduziria a velocidade dos carros. A divisão dos espaços seria feita com pintura, mobiliário urbano e vasos de flores. As calçadas seriam alargadas em alguns trechos e vagas de estacionamento, retiradas.

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Para desenvolver a proposta do Centro Vivo as entidades levantaram informações sobre a região. Segundo a presidente do Sindicato da Habitação de Blumenau e Região (Secovi), Soraia Vasselai, há 17 condomínios residenciais na Nereu Ramos onde vivem cerca de 1,5 mil pessoas. O levantamento da quantidade de comércios ainda está sendo feito e a pesquisa completa deve ser concluída até o final do ano. A ideia é fazer com que quem vive no entorno do Centro passe a se deslocar sem depender do carro, mas com segurança e conforto:

– Tem famílias que moram no final do Jardim Blumenau e os filhos estudam na Rua Nereu Ramos e vêm de carro. Se as ruas fossem mais amigáveis, com certeza elas trariam os filhos a pé ou permitiriam que viessem sozinhos, e aí teríamos mudança no trânsito.