Os motoristas de Jaraguá do Sul terão que se acostumar com mudanças em uma das principais vias da cidade. A rua Bernardo Dornbusch contará com duas faixas de circulação de veículos e uma preferencial para transporte coletivo e de emergência. Nesta semana, a implementação da sinalização horizontal será finalizada. A alteração foi decidida depois de um estudo realizado pelo Instituto Jourdan de Pesquisa e Planejamento em parceria com a Secretaria de Urbanismo e a Secretaria de Trânsito, realizado no ano passado.

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Segundo o estudo, 17 mil veículos, incluindo 603 viagens de transporte coletivo, utilizam a rua diariamente. O presidente do Instituto Jourdan, Benyamin Parham Fard, explica que o objetivo é priorizar o transporte coletivo e diminuir os congestionamentos.

– Os corredores que instalamos no Centro fizeram com que os passageiros tivessem uma redução de 20 minutos nos trajetos, pois facilitou o deslocamento dos ônibus. Temos que criar o hábito de pensar no coletivo – explica.

Medida atende a plano nacional de mobilidade

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O diretor de trânsito de Jaraguá do Sul, Rogério Luiz Kumlehn, explica que a medida segue o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que dá preferência ao pedestre, ao ciclista e ao transporte coletivo. Por isso, foi necessário impedir a permanência das vagas de estacionamento.

– Boa parte dos comércios da localidade possui estacionamento próprio. Trata-se de uma medida impopular, mas que proporcionará maior fluidez ao trânsito da região.

A própria pintura horizontal da via foi um empecilho para a permanência das vagas de estacionamento. Para separar as duas pistas de rolamento de três metros de largura cada e a preferencial, para transporte coletivo e emergencial, de 3,70 metros de largura, foi necessária a aplicação de três faixas de 12 centímetros de largura e uma de 20, totalizando 56 centímetros. Segundo Fard, a mudança segue a tendência de grandes centros, que não têm mais estacionamentos em vias com circulações semelhantes à da Bernardo Dornbusch.

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