A quinta maior via em extensão de Blumenau é uma das mais importantes do município. Ela liga quatro bairros: Itoupava Seca, Salto, Passo Manso e Salto Weissbach. Com 9,1 quilômetros, a Rua Bahia segue o Rio Itajaí-Açu e vai até o limite com Indaial, servindo de rota alternativa para quem tenta fugir do trânsito da BR-470.
Continua depois da publicidade
Antes de ser nomeada como Rua Bahia, em 29 de maio de 1926, era conhecida como Estrada Geral. Uma via fundamental, porque por meio dela era feito todo o transporte rumo ao Médio e Alto Vale do Itajaí. Conta com lojas, posto de combustíveis, supermercados, restaurantes, bares, empresas, igreja, escola e posto de saúde.
Rua
A estrada começa com duas pistas no sentido Centro e uma no sentido bairro e segue desta forma em grande parte da extensão. A via se caracteriza pelo fluxo intenso de veículos, em especial por contar com muitas empresas e o comércio desenvolvido. Lojas, posto de combustíveis, supermercados, bares, restaurantes, oficinas, empresas, igreja, escola e posto de saúde. Na rua ou nas imediações, há muitas opções para os moradores e por quem trafega pelo local.
A Rua Bahia abriga duas estruturas importantes para o funcionamento da cidade: a Estação de Tratamento (ETA 2), que é responsável por 70% do abastecimento de água em Blumenau, e a Usina do Salto, que produz 3,99 Megawatts-hora (MWh) de energia, que atende 18.298 unidades consumidoras.
Continua depois da publicidade
Transporte público
A Rua Bahia tem várias opções de transporte público. Em toda a extensão da via há a passagem da linha 704. Porém, há mais seis linhas que passam por outros trechos da estrada, como o Troncal 12, 703, 705, 300, 308 e 310. Além disso, a via é rota para o transporte intermunicipal entre Blumenau e Indaial.
Iluminação pública
Todo o percurso da Rua Bahia é atendido pela rede de energia elétrica e a iluminação pública é um dos pontos positivos da via. Entre 2012 e 2013, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos modernizou o sistema, com a colocação de novas luminárias.
Sinalização de trânsito
A rua tem várias placas indicativas com a velocidade máxima permitida, que é de 50 km/h. Em alguns pontos, também é possível verificar a sinalização mostrando o acesso a Indaial e rumo à BR-470, que é feita pelo Complexo Viário do Badenfurt.
Acessibilidade
Com mais de nove quilômetros de estrada totalmente asfaltada, a acessibilidade é um quesito que deixa a desejar. A rua fica em uma área extremamente urbanizada e em vários pontos não há calçadas. Ciclistas e veículos dividem o mesmo espaço. Uma dificuldade enfrentada por quem precisa trafegar pela via para trabalhar, como o imigrante haitiano Alfredo Rema, que encara a irregularidade das calçadas e as obras para fazer a travessia.
Continua depois da publicidade
– Hoje que está chovendo, tem que trocar de roupa no trabalho, pois a gente fica todo sujo – diz o funcionário de uma indústria de acessórios elétricos e hidráulicos instalada na Rua Bahia.
Segurança
Moradores e comerciantes alegam que o lugar é seguro e que há presença de policiais fazendo rondas pela via. Os dados da Polícia Militar (PM) mostram que nos primeiros oito meses deste ano foram registradas oito ocorrências de furto e duas de roubo na Rua Bahia. No mesmo período de 2017, foram 10 furtos e um roubo.
Determinados trechos da rua fazem parte do programa Rede de Vizinhos. O projeto permite a ampliação de uma malha de segurança e cuidado mútuo na comunidade, com prevenção e rede de comunicação entre vizinhos.
Obras
O casal de aposentados Arlindo e Yolanda Correa, ambos com 74 anos, moram na Rua Bahia há 47 anos e neste período já presenciaram várias transformações na região. Contam que enfrentaram por muito tempo as dificuldades da lama e da poeira antes da pavimentação. Agora, passam por novo período de melhorias.
Continua depois da publicidade
– Faz parte, precisa ter paciência, tem pessoas que brigam, discutem, mas tem que entender – comenta Arlindo, sobre os transtornos causados pelas obras.
Em vários pontos da Rua Bahia há canteiros de obras da revitalização, que vai contemplar 3.885 metros da estrada, entre a Ponte do Salto e o Complexo do Badenfurt. As execuções no trecho estão sendo feitas de forma paralela entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e o Samae.
Os trabalhos iniciaram em abril deste ano, têm investimento de aproximadamente R$ 8,5 milhões e preveem a adequação da drenagem existente em ruas próximas e passeio para pedestres onde não há calçadas no lado direito da via. O projeto prevê ainda a instalação de paver nos passeios do lado esquerdo da pista, sentido Centro. Em alguns pontos haverá ciclovia e em outros locais o passeio será compartilhado.
O Samae está fazendo a ampliação da rede de água, com a instalação de adutoras de 500 milímetros em quatro quilômetros, além da recuperação dos passeios e calçamento dos trechos que as equipes atuam.
Continua depois da publicidade
A previsão da autarquia é investir cerca de R$ 4,2 milhões e concluir o serviço em 150 dias. Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana, a via também será contemplada com sete novos abrigos de ônibus, que estão sendo instalados no município.
::: Sotaque germânico, poeira e tranquilidade: conheça a Erwin Manzke, a maior rua de Blumenau
::: Um longo caminho rural: conheça a Rua Artur Hertel, segunda mais extensa de Blumenau
::: Uma cidade ao longo da via: conheça a terceira maior rua de Blumenau
::: Rota para belezas naturais: conheça a Rua Santa Maria, a quarta maior de Blumenau