A rua Aubé vai receber obras de requalificação a partir do próximo dia 14, no bairro Boa Vista, na zona Leste de Joinville. Os trabalhos a serem realizados na via serão os mesmos pelos quais passaram as ruas São Paulo e Blumenau, com recapeamento, instalação de corredor de ônibus, melhorias nas calçadas e substituição da abrigos de ônibus.
Continua depois da publicidade
As obras vão iniciar próximo à rua Graciliano Ramos, pelo corredor de ônibus, e seguirão no sentido oposto do fluxo da via, até o entroncamento com a rua Prefeito Helmuth Fallgatter (em direção ao Centro). Durante as obras, haverá interdições parciais da via.
Ao todo, 1.162,98 metros serão requalificados, entre as ruas Prefeito Helmut Fallgatter e Oswaldo Cruz. A empresa executora é a Construtora Fortunato Ltda, sob o custo de R$ 2.797.502,01. Com o contrato assinado no dia 5 de agosto, a vigência é de 18 meses. O prazo para execução da obra será de 12 meses, contados a partir do recebimento da ordem de serviço.
Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Médias Cidades (PAC 2). O programa é o mesmo das obras ruas Albano Schmidt e Prefeito Helmuth Fallgatter, em andamento. As próximas vias a serem requalificadas serão a Doutor João Colin e um novo trecho da São Paulo.
Continua depois da publicidade
Requalificação viária
As obras da rua Aubé consistem na execução de uma faixa dedicada ao transporte coletivo com pavimentação flexível em asfalto no geral e pavimentação rígida em concreto nos pontos de parada. Além disso, haverá a recomposição asfáltica das demais faixas, a execução de passeios em ambos os lados da via, a instalação de novos abrigos de passageiros e implantação de nova sinalização viária, conforme projetos.
Os serviços a serem executados são a sub-base, base, imprimação, pintura de ligação, pavimentação rígida em concreto, pavimentação flexível asfáltica, além de obras nos passeios, novos abrigos de passageiros e obras de sinalização viária.
A rua Aubé possui atualmente uma largura média de 10 metros de pista, com a intervenção, será realizado o alargamento do passeio do lado direito da via, de 3 metros (largura média existente) para 4 metros de largura e, consequentemente, redução da pista de rolamento para 9 metros de largura.
A nova pista de rolamento será dividida em uma faixa dedicada aos ônibus com 3,2 metros de largura (3 metros livre e 0,2 metros de largura da sinalização horizontal) no bordo direito e, do meio da via até o bordo esquerdo, duas faixas de rolamento, uma com 2,7 metros e outra com 3 metros de largura, com uma faixa de sinalização horizontal com 0,1 metro.
Continua depois da publicidade
> Reforma da rodoviária de Joinville pode ser entregue apenas em outubro