Em duas semanas, a rotina dos moradores e motoristas que passam diariamente pela rua Albano Schmidt no limite entre os bairros Boa Vista e Iririú, zona Leste de Joinville, ganhará novos contornos. Isso porque haverá mudança no sentido do trânsito no trecho entre as ruas Praia Grande e Iririú a partir de 2 de junho. A rua terá mão única do Centro para o bairro.

Continua depois da publicidade

Para colocar em prática esta mudança, que tem como objetivo melhorar o trânsito da região, o trecho da Albano Schmidt está passando por obras. A pavimentação transformou o cenário que está presente no dia a dia de parte da população da cidade. Saiu o calçamento e entrou em cena o asfalto, para satisfação de moradores e motoristas.

O fato é que, apesar de a obra ter a intenção de desafogar o movimento, que é bastante intenso em horários de pico na região, mudanças costumam causar desconforto para as pessoas que já estão adaptadas com uma rotina. É o caso do comerciante Anderson Fabiano da Silva, que tem uma borracharia na rua. Por ele, o sentido poderia continuar como está, em mão dupla, mas ele entende que se a mudança trouxer melhorias não há do que reclamar.

– É uma via rápida onde ocorrem vários acidentes, por isso eles terão que colocar faixas de pedestres para dar mais segurança. É perigoso para os meus filhos atravessarem a rua, pois os carros não param – diz.

Continua depois da publicidade

Assim como os filhos dele, a enfermeira Arlete Hack também tem dificuldades para atravessar a Albano Schmidt. A equipe do “A Notícia” constatou que, mesmo com a nova faixa de pedestres, ela teve que esperar pelo menos cinco minutos para passar para o outro lado da rua.

– Quando há apenas uma pessoa esperando, os motoristas não respeitam. A gente tem que contar com a boa vontade deles – reclama.

Mesmo assim, Arlete está otimista e acredita que o congestionamento será amenizado. De acordo com o gerente de mobilidade do Ippuj, Gilson Perozin, a proposta de transformar a rua em mão única é dar segurança aos motoristas, pois os cruzamentos serão simplificados. Novas faixas de pedestres e ciclofaixa também serão instaladas.

Continua depois da publicidade

Usuários de ônibus preocupados

As irmãs Juliana, 29 anos, e Gisele da Graça, 30 anos, usam o transporte coletivo diariamente para trabalhar. Elas moram na região da Albano Schmidt e estão preocupadas com o novo trajeto que terão que percorrer para pegar o ônibus. Hoje, elas pegam as linhas que vão para os terminais da Tupy e do Iririú.

– Vai ficar complicado porque se a gente perder o ônibus terá que esperar o próximo ou andar até o ponto mais próximo – comenta Juliana.

Esta é a mesma preocupação da vendedora Eliane de Oliveira. Ela mora no bairro Vila Nova, zona Oeste, e depende de quatro ônibus para chegar ao trabalho na rua Albano.

Continua depois da publicidade

– Hoje, o ponto fica na frente do meu trabalho. Agora, eu não sei onde vai ficar. Se ficar longe, é perigoso porque já é escuro quando vou embora.

A obra

– As melhorias na rua Albano Schmidt custaram cerca de R$ 4,2 milhões.

– O investimento foi feito pelo governo do Estado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

– A mudança de sentido da rua Albano Schmidt é a primeira etapa do anel viário que deverá ser implantado somente no segundo semestre deste ano.

Continua depois da publicidade

– O anel viário será formado pelas ruas Albano Schmidt, Iririú e Papa João 23 e depende da sinalização para ser concluído.

– A sinalização está orçada em R$ 250 mil e está em fase de licitação. Os recursos para a sinalização são da Prefeitura de Joinville.

Anel viário

– Com a implantação desta obra, a rua Albano Schmidt continurá tendo sentido único do Centro para o bairro. A rua Iririú também passará a ser mão única no trecho que compreende a Albano Schmdit e a rua Papa João 23.

Continua depois da publicidade

– A rua Papa terá sentido único do bairro Iririú para o Boa Vista. O anel viário deverá ser concluído no segundo semestre deste ano.

Entenda como ficarão as linhas de ônibus:

Linha 0215: Antonio Jorge Cecyn – alteração apenas no sentido volta, não retornando mais pela Rua Albano Schmidt e sim pelas Ruas Churchil, João Reinhold, Victor Konder e Tenente Paulo Lopes.

Linhas 0220: Novos Horizonte, 0221 – Iririú, 0223 – Iririú via Jardim Iririú – alteração apenas no sentido ida, passando a operar pelas ruas: Toribio Soares Pereira, Arthur Zoefeld, Papa João XXIII, Pasteur e Miquerinos, não passando pela Rua Iririú no sentido Ida. No sentido volta, continua normal e atende à Rua Iririú como é atualmente.

Continua depois da publicidade

Linha 0404: Ponte Serrada – alteração apenas no sentido volta, passando a operar nas ruas Maracujá e Praia Grande.

Linha 0407: Dom Gregório Warmeling – passa a operar pela rua Ponte Serrada na ida, operando no sentido contrário no ponto final. Atenderá também a rua Janauba e o conjunto de prédios no Jardim Iririú.

Linha 0402: Circular Itambé – deixa de existir, passando a ser atendida pelas linhas 0404 e 0407

Continua depois da publicidade