Rua com mais acidentes fatais do ano passado, com registro de quatro mortes, e a primeira a ter uma colisão com óbito em 2016 – no acidente com morte registrado dia 7 de janeiro na Rua Francisco Vahldieck o motorista teve um mal súbito enquanto dirigia -, a 2 de Setembro tem um histórico de violência no trânsito em Blumenau. Com pouco mais de cinco quilômetros, a principal via do bairro Itoupava Norte tem na bagagem 25 mortes nos últimos 10 anos, de 2005 a 2015, e com este índice é a segunda no ranking de acidentes fatais da cidade, atrás apenas da Rua Bahia, com 28 casos.
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Somente no trecho entre a Avenida Lisboa e a Rua 1º de Janeiro, nove mortes foram registradas no período – seis delas após fevereiro de 2012, quando foi implantado o corredor de ônibus no fluxo inverso ao dos carros. O número representa 24% do total de óbitos.
::: Especialista em trânsito aponta situações de risco na 2 de Setembro
Entender o que causa tantas mortes em uma mesma via pode não ser tarefa fácil, mas para reduzir o número de acidentes e consequentemente o de mortes, o Seterb promete intensificar a fiscalização e o monitoramento dos veículos na região. Segundo o diretor de Trânsito da autarquia, César Luiz Dalri, o grande fluxo de veículos na região Norte e a confiança dos condutores são fatores que influenciam no aumento de acidentes:
– O problema da 2 de Setembro, como temos observado, é a velocidade aliada ao número de veículos. É uma via de trânsito rápido, com função de trazer o fluxo do bairro para o Centro, muito importante. A rua tem asfalto bom, é bem sinalizada e o pessoal acaba confiando demais, mas não vejo outros problemas. A imprudência do motorista acaba causando acidentes – ressalta.
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A mesma opinião tem o presidente da Associação de Moradores da Vila São João, Elton Pacheco. Ele conta que uma das principais reclamações dos moradores da rua transversal da 2 de Setembro é que ela se transforma em pista de corrida:
– Há uma reta neste trecho e os motoristas não respeitam os limites, a implantação de uma lombada eletrônica ia ajudar muito. Outra reinvindicação nossa é o acesso, quem quer entrar na Rua São João precisa ir longe para conseguir fazer o retorno, lá perto da Teka – destaca.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano de Blumenau (Seplan), Juliano Gonçalves, a imprudência é a principal responsável pelos acidentes:
– O motorista precisa ficar atento à sinalização viária para evitar riscos. Estamos fazendo uma reavaliação dos projeto antigos, mas é importante frisar que a rua está com a velocidade adequada, sinalização correta e boas condições. Claro que há locais onde as melhorias devem ser feitas por questão de acessibilidade, como passeios e acessos – analisa.
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Nesta primeira quinzena de fevereiro algumas mudanças já começam a aparecer na 2 de Setembro. A faixa de pedestre na esquina com a Rua Santa Efigênia será transferida para alguns metros atrás de onde está atualmente. Segundo o diretor de Planejamento Viário, Cássio Bortolotto, a medida vai garantir segurança à comunidade. Outros projetos de melhoria da via serão discutidos a partir desta semana, segundo o secretário da Seplan.