Os melhores skatistas amadores do mundo se apresentam a partir de hoje no bowl (pista em formato de piscina) da Pousada Hi Adventure, no bairro Rio Tavares. Mas a novidade da quinta edição do RTMF Number One é a etapa do Mundial feminino, com a presença da campeã mundial Karen Jonz.

Continua depois da publicidade

Na categoria amadora, o skatista a ser batido é o catarinense Vi Kakinho. Ele é tetracampeão do evento e dono de um estilo próprio que lembra muito o do seu pai, Leo Kakinho, lenda do skate nacional radicado em Florianópolis. Outra atração é o pequeno CJ Collins, 12 anos. O norte-americano já disputa competições com a desenvoltura de um profissional.

Entre as meninas, tudo é novidade. É a primeira vez que o Brasil sedia uma competição de nível mundial, e a campeã mundial Karen Jonz irá encarar feras do circuito como a norte-americana Natalie Krishman. Vencedora do evento do ano passado, quando ainda não era válido pelo Mundial, a carioca Bia Sodré é outra candidata ao título. As catarinenses estarão representadas por Emily Antunes e Yndiara Asp, vencedora dos principais eventos nacionais disputados em bowl, a pista que consagrou Pedro Barros.

O tetracampeão mundial é outra atração, mas desta vez fora do bowl. Ele será o principal juiz do evento, ao lado de novos talentos do skate nacional que já são profissionais: Murilo Peres, Felipe Foguinho Caltabiano, Rony Gomes (campeão mundial de skate vertical) e Nilo Peçanha.

Continua depois da publicidade

A competição começa hoje com os treinos oficiais e termina no domingo, com transmissão ao vivo das semifinais e finais das categorias masculino amador e open feminino, a partir das 14h. O campeão da categoria amadora ganha como prêmio uma passagem para a Califórnia, berço da modalidade que surgiu nos anos 70, com a transformação das piscinas vazias em pistas de skate. Já as meninas disputam uma premiação de R$ 3 mil.

Dicas do DC: A competição começa hoje, a partir das 10h, com a realização da seletiva classificatória nas duas categorias: amador masculino e open feminino. No domingo, as semifinais e finais devem acontecer a partir das 12h (dependendo das condições do tempo. A entrada é gratuita e limitada ao espaço no interior da pousada.