O Ministério da Educação (MEC) publicou, na manhã desta sexta-feira, a lista dos 270 cursos superiores de instituições públicas e privadas que obtiveram desempenho ruim nas avaliações do governo e, por isso, terão vestibulares suspensos. O Rio Grande do Sul foi o único Estado em que nenhuma instituição foi atingida pela medida.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e confira a lista completa (a partir da metade da página)

São cursos de diferentes áreas, como administração, ciências contábeis, direito e comunicação social. Eles representam 44 mil vagas. Foram 8.184 cursos avaliados, nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Eixos Tecnológicos de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Índices de avaliação

O conceito preliminar de curso (CPC) avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, a organização didático-pedagógica e o corpo docente

Continua depois da publicidade

O cálculo do índice geral de cursos avaliados da instituição (IGC) inclui a média ponderada dos CPCs e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.