É de um discreto prédio localizado na Marginal Oeste, em Balneário Camboriú, que saiu a veste oficial que o papa Francisco usará na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa nesta terça-feira no Rio de Janeiro. E não só o papa. Nas etiquetas de todas as roupas que diáconos, sacerdotes, bispos e cardeais usarão no evento estará a marca da Arte Sacro.

Continua depois da publicidade

Costureiras, gerentes, designers e diretores não escondem o orgulho de participar de um momento histórico para a Igreja Católica no Brasil.

Papa usa roupas made in Balneário Camboriú

– Foi com entusiasmo que recebi a notícia de que iria desenhar a veste oficial do papa. Mais até do que orgulho, porque a gente não tem noção do que fazer – conta a designer de produto, Tuani Caleffi.

Continua depois da publicidade

– Nossa, é uma emoção muito grande. Nunca pensei que um dia faria algo parecido. Quando eu ver a roupa na televisão, terei orgulho de dizer que eu ajudei a fazer – comenta a costureira Sônia Aparecida Dalcin.

Apesar de não ser novidade para a empresa (a Arte Sacro forneceu as vestes de Bento 16 quando ele visitou o Brasil em 2007), a situação agora é totalmente diferente. O papa Francisco estará aqui em um dos maiores eventos da Igreja Católica no mundo. Por isso, foi feito uma veste toda especial que o pontífice usará em todos os chamados atos centrais.

Um tecido especial desenvolvido pela Haco, de Blumenau, foi a base das vestes que Francisco usará no Rio de Janeiro. A empresa, especializada em etiquetas, trabalhou exclusivamente no projeto e fez um tecido à base de poliéster reciclado. Algo leve para o papa não sofrer com o calor carioca.

Continua depois da publicidade

– Um diferencial em relação a outros eventos parecidos é que a veste do papa seguirá a mesma linha das roupas usadas pelos outros representantes da igreja. Isso formará uma unidade – comenta o designer Leandro Maciel, responsável pelo marketing da empresa.