Um roubo seguido de perseguição e morte foi registrado na manhã desta sexta-feira (22), em Joinville. A ocorrência começou por volta das 7h na rua Concórdia, no bairro Anita Garibaldi, quando dois homens tomaram de assalto um Renault Sandero. Segundos depois do crime, a vítima avistou agentes da Guarda Municipal de Joinville, que iniciaram uma perseguição. A ação terminou na Rua Paraíba após uma troca de tiros que resultou na morte de um dos criminosos.
Continua depois da publicidade
Confira mais notícias de Joinville e região
De acordo com a Guarda Municipal, a operação começou nas proximidades da rodoviária enquanto a vítima aguardava a chegada de amigos. Em conversa com o “AN”, o dono do Sandero disse que estava distraído no celular quando foi abordado pelos criminosos, um deles estava armado. Fora do carro, a vítima avistou uma ronda da guarda municipal e pediu por socorro.
— Ele bateu com a arma no vidro, apontou para mim e falou ‘abre a porta e desce’ e pediu o celular. Eu desci e quando eu olhei já entrou outro (assaltante) no banco do carona. Ele manobrou o carro e eu fui para a rodoviária e a guarda vinha chegando, fiz sinal. Foi uma questão de segundos — contou.
Segundo a Guarda Municipal, eles iniciaram uma perseguição e, minutos depois, os rapazes pararam o carro e tentaram fugir a pé pela rua Paraíba. Um dos assaltantes efetuou dois disparos com uma pistola calibre 32 contra a guarnição. Os guardas revidaram e um dos tiros acertou Eliseu Rodrigues Viana, de 31 anos, na altura do tórax. Ele morreu no local.
Continua depois da publicidade
— O foco da guarda municipal é a manutenção do patrimônio público, só que se acontecerem situações como essa nesses ambientes, a guarda está preparada para agir — comentou o chefe da Guarda Municipal de Joinville, Atanir Antunes.
A Polícia Militar (PM) esteve no local e segundo informações, o homem já possui diversas passagens por crimes e seria foragido do sistema prisional. O outro envolvido, ainda não identificado, foi encaminhado para a Central de Polícia de Joinville. O Instituto Geral de Perícias (IGP) esteve no local e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML).