Seis pessoas foram presas preventivamente em Itajaí nesta quinta-feira (1º) por roubo a cooperativas de crédito na cidade. Os valores levados pelos ladrões nos três crimes investigados pela Polícia Civil somam cerca de meio milhão de reais, conforme o delegado Eduardo Ferraz.
Continua depois da publicidade
Os agentes cumpriram ainda 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Tijucas e São José. Nos endereços alvos da polícia foram encontrados rifles, revólver, pistolas e armas falsas, além de R$ 5 mil em espécie e várias cédulas falsas de real e dólar.
A polícia também conseguiu apreender quatro carros dos criminosos, para eventual restituição dos valores às agências roubadas. Os crimes ocorreram na CredCrea da Praia Brava, Sicredi do bairro São Vicente e Viacredi do Itaipava entre julho de 2021 e fevereiro de 2022.
De acordo com o delegado, o grupo ainda planejava um roubo a banco em Brusque frustrado por causa das investigações. Dos seis presos nesta manhã, três já se encontraram no presídio. Todos vão responder por roubo qualificado e associação criminosa.
Ainda durante a operação, que envolveu mais de 80 policiais, um homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Os investigadores vão periciar os celulares apreendidos com os homens para apurar a participação de outros envolvidos nos crimes.
Continua depois da publicidade
Modus operandi
A Polícia Civil sustenta que os suspeitos se utilizaram do mesmo modus operandi nos três roubos.
Primeiro, três indivíduos, com pistolas e armas longas, atacavam as agências no começo do horário do expediente bancário. Eles destruíam o vidro com marretada e depois subtraíam os valores, além de arma de fogo e colete balístico dos vigilantes.
Em um dos roubos, os bandidos esqueceram de puxar o freio de mão do carro utilizado para chegar à agência. O resultado: o veículo desceu um pequeno trecho da rua e só parou ao encontrar um poste. O vídeo circula pelas redes sociais, assista abaixo.