O roubo a uma loja no início da Rua XV de Novembro acendeu um alerta para a segurança de comerciantes da região central. Na tarde de segunda-feira, por volta das 15h, dois homens assaltaram um comércio na esquina da principal via do comércio com a Rua Nereu Ramos. Segundo a atendente, os bandidos chegaram no caixa, mostraram a arma embaixo da camisa e fugiram levando o dinheiro do caixa, cerca de R$ 400.

Continua depois da publicidade

– Eles esperaram o movimento da loja diminuir para entrar. A gente fica com uma sensação de impotência, de não poder fazer nada – conta a atendente Nildéia Soares Barra.

O estabelecimento já tinha instalado câmeras de segurança em razão de furtos sofridos no passado. Foram feitas rondas na localidade, mas até a manhã desta terça-feira nenhum suspeito havia sido preso. A Polícia Militar informou que há muito tempo não havia registro de roubo na região central e que, como ninguém foi detido em flagrante, a investigação agora caberá à Polícia Civil, que poderá contar com as câmeras de videomonitoramento para identificar os suspeitos.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas), Emílio Schramm, afirma que roubos como o registrado nesta segunda são pontuais. Segundo ele, o trabalho da Bike Patrulha, que há pouco mais de um ano faz a segurança das ruas centrais, ajuda a inibir este tipo de crime durante o dia.

– Estatisticamente, se você for olhar, o Centro ainda é um dos bairros mais seguros, com menos ocorrências – afirma.

Continua depois da publicidade

No entanto, a preocupação do dirigente e dos lojistas aumenta quando o assunto é o período da noite. É neste horário em que as lojas registram arrombamentos e pequenos furtos. Para evitar esse tipo de crime, a partir de novembro a região da Rua XV de Novembro deve passar a contar com vigilantes noturnos que vão percorrer o trecho de motocicleta para inibir e identificar autores de eventuais furtos. Os próprios lojistas é que vão custear esse serviço extra de segurança no período noturno.

Leia mais notícias da região do Vale do Itajaí