A primeira noite da sexta edição do Festival Brasileiro da Cerveja foi de visitantes em busca dos estandes com o selo da premiação 2015, música boa e muita bebida de qualidade. Todo mundo queria provar a melhor cerveja do concurso escolhida entre outros 873 rótulos: a Basilicow – produzida com manjericão fresco – da cervejaria porto-alegrense Seasons Craft Brewery.

Continua depois da publicidade

Mas o público teve de esperar até as 21h, quando foi feita a sangria do primeiro barril. Dele cada visitante pôde tomar apenas 100 mililitros. A justificativa do proprietário da Seasons e mestre-cervejeiro, Leo Sewald, foi apenas uma:

– Como a cerveja foi a vencedora e trabalhamos com a inventividade para transformar uma Belgian Witbier em uma Herb and Spice Beer, queremos que todos provem e que ela dure até sábado.

Mesmo quem não entende muito de cerveja, mas aprecia o sabor da bebida, ficou na fila para experimentar a iguaria de manjericão. Amanda Demarchi esperou até as 21h, provou e alertou:

Continua depois da publicidade

– Tem um sabor muito concentrado de manjericão. Acabou perdendo o gosto de cerveja. É só para degustar mesmo. Mas eu gostei.

O argentino e jurado do concurso Diego Castro já participou de outros festivais no Brasil, mas esta é a sua primeira vez em Blumenau. Ele estava surpreso com qualidade das cervejarias locais e espera voltar em outras edições:

– O Brasil está se destacando neste ramo e há muitas boas cervejarias artesanais. Acabei de chegar e não sei por onde começar com tantas opções diferentes.

Continua depois da publicidade

::: Confira o valor dos ingressos do Festival Brasileiro da Cerveja

::: Conheça a programação completa do evento

Problemas com máquinas de cartões prejudicaram a noite

Como em outros eventos na Vila Germânica, o que não funcionou direito dentro dos setores 1 e 2 foi o sinal da telefonia celular. E por esse motivo filas se formaram no início da noite nos caixas de pagamento com cartão. O público teve que apelar ao dinheiro.

O diretor administrativo-financeiro do parque, Guilherme Guenther, informou que a responsável pelas máquinas foi chamada para solucionar o problema. Até às 21 desta quarta-feira as filas haviam diminuído, mas a empresa não havia chegado para resolver a situação. O Festival Brasileiro da Cerveja segue com programação a partir das 19h hoje e sexta-feira. Sábado as portas dos setores 1 e 2 se abrem às 15h. O valor do ingresso é R$ 20.

Confira a programação desta quinta-feira:

9h – Brassagem colaborativa Das Bier na Cervejaria Das Bier, em Gaspar.

12h30min às 17h – Simpósio Técnico, com inscrição antecipada, na Escola Superior de Cerveja e Malte.

Continua depois da publicidade

15h – Bate-papo Cervejeiro com Fabiana Arreguy, Mauricio Beltramelli e convidados no Bier Vila Choperia.

19h – Palestra: Análise Sensorial como ferramenta de qualidade com Kátia Jorge (inscrição antecipada) no Auditório Parque Vila Germânica.

20h – Banda Due no Setor 1; Karrie King no Setor 2.

21h30min – Palestra: A seleção das 100 melhores cervejas brasileiras, com Maurício Beltramelli.

Continua depois da publicidade

22h30min – Irish Fellas no Setor 1; Quinteto Mazaroppi no Setor 2.