Você já se pegou sonhando com vinhedos ensolarados da Toscana, na Itália, ou os sabores robustos dos vinhos franceses em meio a paisagens românticas e encantadoras? As Rotas do Vinho pelo mundo trazem uma história a cada gole e um novo capítulo nos parreirais é um capítulo à parte. Vamos dar uma volta pelo mundo juntos?

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Prepare as malas e sua taça favorita para uma aventura incrível nas 8 rotas que todos os amantes de vinho devem conhecer!

Conheça as Rotas do vinho

Continua depois da publicidade

Infográfico: Saiba como funciona a produção do vinho

Rota de Champagne, França

Nada melhor que abrir essa lista com a Rota de Champagne, na França, uma das mais amadas pelos apreciadores de um bom vinho.

A rota conta com uma grande quantidade de locais e oportunidades para provar o melhor da bebida. Ela apresenta uma variedade de uvas pinot meunier, pinot noir e chardonnay.

Ela é curta e pode ser completa em um dia, começando em Reims e finalizando em Épernay, duas das cidades francesas mais importantes para a produção de vinhos e também espumantes.

Continua depois da publicidade

Além de apreciar bebidas saborosas, a rota conta com opções incríveis de comidas locais, que vão fazer você querer comer e provar de tudo.

É indicado visitar a região de Champagne entre maio e setembro, já que não o clima estará mais amigável e grande parte dos produtores não estarão fechados.

Mendoza, Argentina

Caso você pergunte para 10 apreciadores de vinhos que viajam pelo mundo, uma lista de regiões para visitar todos irão colocar Mendoza entre os principais.

Continua depois da publicidade

Essa província argentina que está bem do nosso ladinho é um prato cheio para quem quer viver uma experiência gastronômica marcante e saborosa.

A região produz mais de 70% dos vinhos que são produzidos na Argentina. Estamos falando de mais de 1000 adegas, além de fábricas de marcas renomadas, como a Chandon.

O visual também é impecável. Você irá provar um bom vinho, comer um prato típico saboroso e aproveitar ao fundo uma linda paisagem dos Andes.

Continua depois da publicidade

A dica vai para Lujan de Cuyo, o local que é conhecido por produzir um dos melhores vinhos malbec do mundo. É uma experiência que você não pode deixar passar.

Toscana, Itália

Vamos pegar um avião e voltar para a Europa. Agora, o tour será pela apaixonante região de Toscana, nos solos italianos.

A região fica localizada bem ao centro da Itália e é um espetáculo à parte. Lá são produzidos os melhores vinhos do mundo, sendo sempre prêmios em competições muito importantes.

Continua depois da publicidade

São 16 opções de rotas e cada uma vale a pena. Cada vinícola e espaço gastronômico que passamos, você experimenta uma história e sensação única que ficará para sempre na memória.

É importante citar que em Toscana é fabricado o famoso Chianti, considerado o melhor vinho tinto do mundo.

Hunter Valley, Austrália

Hunter Valley, na Austrália, tem nada mais, nada menos que o apelido de “País do Vinho”. A duas horas de Sydney, a região é outra que deve estar com destaque na sua listinha das principais rotas do vinho para conhecer. Existem mais de 80 vinícolas para visitar, onde você poderá conhecer bebidas feitas com uvas, como Chardonnay, Semillon e Cabernet Sauvignon.

Continua depois da publicidade

Toda a região é cercada pelo verde de natureza, transformando a experiência de Hunter Valley ainda mais holística e inerente. 

Stellenbosch, África do Sul

A África possui uma cultura em construção na fabricação de excelentes bebidas, incluindo o vinho. E Stellenbosch, uma região bem perto da Cidade do Cabo, se destaca com suas vinícolas e uvas de qualidade. A cidade possui mais de 100 locais para você degustar de ótimas bebidas com preços bem em conta, principalmente os vinhos brancos.

Entre as principais vinícolas, indicamos a Spier Wine Farm e a Wine Estate. É indicado viajar no meio do ano, para fugir do calor intenso que faz na região em quase todos os meses.

Continua depois da publicidade

Serra Gaúcha, Brasil

Achou que não teria Brasil na lista? A Serra Gaúcha é uma das regiões mais lindas e imperdíveis do nosso país, e lá também é uma pedida para todos que buscam apreciar bons vinhos em vinícolas charmosas.

Você pode visitar o Vale dos Vinhedos e Gramado, onde existe uma grande concentração na produção de vinhos, com as vinícolas mais importantes, e uma rica herança colonial. Além também de outras cidades da Serra que vale muito a pena, como Caxias do Sul e Bento Gonçalves, que oferecem ótimas opções para degustação de uma boa taça de vinho.

Vale do Mosel, Alemanha

Voltando para Europa, chegamos ao tour por uma das regiões mais charmosas da Alemanha: o Vale do Mosel. Com uma ambientação formada por castelos e uma natureza calma e tranquila, com muitas árvores e belos rios, o Vale também é conhecido pelas vinícolas que produzem os melhores vinhos alemães, principalmente os Rieslings.

Continua depois da publicidade

A viagem deve ser feita no início do segundo semestre do ano, quando a produção está mais acelerada e é possível aproveitar toda a viagem em uma temperatura mais amena e confortável.

Porto, Portugal

Quem nunca provou um belo vinho do Porto e ficou com vontade de visitar Portugal para provar diretamente da fonte aquela bebida dos deuses que atire a primeira pedra.

Não podemos deixar passar essa cidade maravilhosa em uma lista dessas. A famosa Rota de vinho do Douro e do Porto é imperdível e indicada para todos.

Continua depois da publicidade

Além de provar o já tradicional vinho do Porto, a viagem ainda agrega passeio de barco pelo Vale do Rio Douro, o melhor da culinária portuguesa e viagem por pontos históricos da região.

É possível visitar de tudo: desde pequenos produtores com produtos autorais, até as vinícolas mais famosas e tradicionais da região. O certo é que um bom vinho você irá degustar. Está garantido!

Já anotou a listinha dos locais imperdíveis espalhados pelo mundo para aproveitar os melhores vinhos que são produzidos?

Continua depois da publicidade

Com nossas indicações você vai poder fazer o tour dos sonhos que qualquer amante de bebida gostaria de realizar.

Leia também

Estudo aponta que fungos cerebrais podem ter relação com Alzheimer

Por que a dipirona é proibida pelo mundo e legal no Brasil?