Localizada no bairro Progresso, a cerca de 20 quilômetros do Centro de Blumenau, a Rua Santa Maria é a quarta via mais extensa da cidade. Com 10.192 metros, a estrada é urbanizada nos primeiros 3.720 metros, logo depois se inicia uma área de preservação ambiental, que segue até o Parque das Nascentes e Parque Nacional da Serra do Itajaí. A rua tem grande importância turística: é nela que fica a região conhecida como Nova Rússia, caminho de natureza preservada, que segue ao lado das águas das nascentes do Ribeirão Garcia.
Continua depois da publicidade
O trecho urbanizado da via começa na rotatória, com a rua que leva o nome do bairro, Progresso. No trecho urbanizado há lojas, posto de combustíveis, supermercados, clube de caça e tiro, restaurantes, bares, empresas, igreja, escola e posto de saúde. A região teve crescimento populacional com a entrega dos condomínios Parque das Nascentes I e II, que foi prioritariamente destinados às pessoas atingidas com a tragédia de 2008, como foi o caso da costureira Marlete Krueguer, que perdeu a casa na Rua Pedro Krauss, no Vorstadt.
– Desde que inaugurou o condomínio, estou morando aqui. Gosto muito dessa região, não tenho nada a reclamar da nossa rua – conta a mulher, que aproveita a Oktoberfest para ganhar um dinheiro extra na equipe de limpeza da festa.
O trecho rural começa após a Estação de Tratamento (ETA 3), responsável por 22% da água que abastece a rede do Samae por meio da captação junto ao Ribeirão Garcia. Os moradores conhecem o trecho rural como Nova Rússia e não como Rua Santa Maria, como consta nos arquivos da cartografia da prefeitura.
Acessibilidade
Continua depois da publicidade
A estrada é totalmente asfaltada no trecho urbano. O restante, cerca de 6.742 metros, é de área rural, com preservação da mata e das belezas naturais. A acessibilidade está presente em grande parte do trecho com pavimentação. Há calçadas com desníveis em alguns pontos. A sinalização é um ponto positivo: há placas e faixas de pedestres em todo o percurso urbanizado. Percebe-se o cuidado frequente na manutenção da pista, calçada e encostas.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana a via será contemplada com um dos novos abrigos de ônibus – que estão sendo instalados no município –, bem em frente aos condomínios do Minha Casa Minha Vida.
Caminhada das Nascentes
A Rua Santa Maria recebe desde 2014 a Caminhada das Nascentes, evento que propicia aos visitantes conhecer as belezas naturais da Nova Rússia e está na quinta edição. O trajeto de 10 quilômetros pode ser percorrido a pé ou de bicicleta e reúne centenas de pessoas nas manhãs de domingo. É uma oportunidade de desfrutar de um passeio em meio à natureza e, além disso, despertar para a conscientização da preservação ambiental.
Iluminação pública
Todo o percurso da Rua Santa Maria é atendido pela rede de energia elétrica e a iluminação pública é um dos pontos positivos da via, principalmente no trecho urbanizado. Há dois anos, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos modernizou o sistema, com a colocação de novas luminárias de alto rendimento nas proximidades das residências. A substituição dos braços de luz, luminárias e outros componentes elétricos melhoraram a luminosidade da via.
Continua depois da publicidade
Segurança
Moradores e comerciantes afirmam que o lugar é seguro. Pablo Kormann, 21 anos, trabalha no comércio da família, que funciona há 12 anos da rua. Ele conta que nunca teve ocorrência de assalto na agropecuária e algumas vezes vê a presença de policiais na região:
– Quando há uma ocorrência na região, os policiais intensificam as rondas. Não podemos reclamar de segurança.
Os números de ocorrências da Polícia Militar na Santa Maria corroboram a constatação. Nos primeiros oito meses deste ano, foi registrada apenas uma ocorrência de furto e nenhuma de roubo. No mesmo período de 2017, foram dois furtos e um roubo.
A rua não participa do programa Rede de Vizinhos, projeto que permite a ampliação de uma malha de cuidado mútuo, prevenção e rede de comunicação entre vizinhos.
Continua depois da publicidade
Sinalização de trânsito
A rua tem várias placas indicativas com a velocidade máxima permitida, que é de 50 km/h. A sinalização se faz mais presente na área urbana. Na área rural, a Defesa Civil instalou em dezembro de 2015 placas de orientação avisando que a Nova Rússia está sujeita a deslizamentos.
A medida foi tomada após onde um deslizamento de terra ocorrido em outubro do mesmo ano que destruiu três casas na Nova Rússia, próximas ao Ribeirão Garcia, e acabou formando um novo caminho. As marcas ainda estão presentes no local.
Leia as outras matérias da série Ruas de Blumenau:
::: Sotaque germânico, poeira e tranquilidade: conheça a Erwin Manzke
::: Um longo caminho rural: conheça a Rua Artur Hertel
::: Uma cidade ao longo da via: conheça a Gustavo Zimmermann