Os voos entre as cidades de Florianópolis e Santiago, no Chile, movimentaram 44,5 mil viajantes durante o mês de agosto, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. O país já se tornou o terceiro maior mercado no aeroporto da capital catarinense neste ano, atrás somente de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Floripa Airport, afirma ainda que em 2023, 145 mil pessoas viajaram em voos das três companhias áreas que operam o trecho.

Desde então, o número apresenta crescimento, já que somente entre janeiro e agosto de 2024 foram registrados 279 mil passageiros que fizeram essa rota.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a relevância do trecho, destacado como o mais movimentado fora do eixo Rio-São Paulo.

Continua depois da publicidade

— Nós temos, cada vez mais, o aumento expressivo na movimentação de turistas estrangeiros chegando no nosso país. Isso significa mais oportunidade de trabalho, pois a cada quatro turistas que chega no país é um emprego que é gerado pelas dentro dos estados — afirmou Costa Filho.

Três companhias aéreas operam a rota para o Chile durante o ano todo em Florianópolis. A JetSmart tem cinco voos semanais, e deve operar dois voos por dia na alta temporada.

A Latam, que antes tinha apenas um voo diário para Santiago, ampliou a frequência para dois por dia. Na alta temporada, serão três voos diários. Já a lowcost chilena Sky tem dois voos por dia atualmente e irá expandir para três durante a temporada de verão.

Rota aumenta número de turistas do Chile

A prefeitura de Florianópolis afirma que é possível avaliar um aumento de turistas do Chile na cidade. A ampliação da oferta de voos diretos entre Florianópolis e Santiago, e a competitividade dos preços, com passagens a partir de R$ 400, estariam entre os motivos para esse crescimento.

Continua depois da publicidade

“Acompanhado pelo tempo de deslocamento, considerado curto – cerca de 3h – facilitando a chegada até a Capital”, afirma a nota.

De acordo com a prefeitura, o perfil dos turistas do Chile é majoritariamente de famílias com crianças.

*Com informações do g1 SC

Leia também

Avião lendário faz último pouso em Florianópolis; veja fotos

Companhia aérea voará de madrugada para trazer turistas ao verão de SC