Com paisagens branquinhas e temperaturas abaixo de zero, a serra catarinense ganhou ainda mais notoriedade nos últimos anos. Isto fez com que o turismo, durante o inverno, fosse impulssionado por aqueles que buscam a região para aproveitar os dias gelados. Mas as cidades também tentam se desvencilhar do título de “turismo de inverno”, com investimentos em atrações que podem ser realizadas o ano todo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O motivo é o mesmo: aquecer a economia local. Isto porque, assim como acontece no Litoral, os comerciantes encontram na temporada de inverno a oportunidade de ampliar as vendas com a vinda dos turistas.
— Nós precisamos de mais atrativos para que esses turistas venham o ano todo, não só por causa do frio — diz a secretária de turismo de São Joaquim, Adriana Cechinel Schlichting.
Na cidade, de pouco mais de 27 mil habitantes, alguns projetos já estão em andamento. Entre eles a construção da rua mais sinuosa do mundo. Anunciada em abril, o projeto ainda aguarda o lançamento do processo licitatório para início das obras.
Continua depois da publicidade
— A ideia é transformar o nosso belvedere em uma rua sinuosa, com mais curvas que a existente nos Estados Unidos [que possui o recorde atual]. O projeto é lindo, é um atrativo a mais — complementa Adriana.
Na rua, turistas poderão andar a pé, por meio de uma escadaria e, é claro, de carro. Além disso, contará com outros atrativos, como um mirante, cascata congelante, balanço infinito e restaurante. A previsão é de que o projeto fique pronto até o próximo ano.
São Joaquim também tem investido em outros atrativos, como a rota dos vinhos e uma série de eventos que acontecem o ano todo.
— Nós vemos que o turista que vem pro frio, conhece e volta. Então essa é uma questão, para que ele goste e volte também para outros períodos do ano — salienta a secretária.
Continua depois da publicidade
Em Urupema, rua coberta deve ser finalizada em 2022
Outra cidade que também tem pensado em alternartivas para atrair os turistas em outras épocas do ano é Urupema. No planejamento, está a rua coberta, no Centro da cidade, que deve ser inaugurada nos próximos meses.
O projeto, de cerca de R$ 5 milhões, segue os moldes do que já existe em Gramado, na serra gaúcha. Ele contará com restaurante, café, empório para venda de produtos, deques e cabine fotográfica próxima ao termômetro. A rua contará com captação de energia solar, mirando um turismo sustentável.
A previsão é de que obras, que já iniciaram, sejam finalizadas até o fim do ano, segundo a prefeitura.
— A expectativa para o inverno é muito boa, só que está muito sazonal. O que acontece é que queremos trabalhar o turismo nas quatro estações. Na pandemia, o pessoal conheceu muito a Serra e se encantou. O nosso turismo é irreversível — pontua o secretário de turismo de Urupema, Antenor Arruda.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Sensação de -17°C ‘congela’ turistas à espera da neve na Serra de SC
Urubici terá revitalização de R$ 11 milhões para o turismo de inverno; veja fotos
Serra Catarinense: conheça 5 cidades para visitar no inverno