As luzes de decoração natalina têm se multiplicado por Santa Catarina nos últimos anos. No Estado famoso pelas praias e belezas naturais, diversos municípios estão investindo para que os moradores e turistas não fiquem apenas no litoral durante o mês de dezembro. A programação geralmente tem apresentações musicais de corais e orquestra, mas também inclui atrativos específicos de cada cidade.

Continua depois da publicidade

Em Chapecó e Criciúma, as luzes de Natal serão especiais para os mais saudosistas, com o resgate de decorações tradicionais. Na Capital haverá declamação de poemas e apresentações culturais em todas as regiões da cidade. Já na região Norte as principais atrações nas semanas que antecedem o Natal serão em São Francisco do Sul e Itapoá, com milhares de moradores de Joinville viajando para o litoral.

A região que lidera os investimentos em atrações natalinas é o Vale do Itajaí, onde os visitantes encontram opções em Blumenau e nas cidades vizinhas, como Pomerode, Gaspar e Indaial. A programação começa algumas semanas após as festas de outubro e segue uma estratégia semelhante: uma rota integrada para estimular o passeio dos turistas pela região e criar mais uma opção de lazer para os moradores.

Em Blumenau, o início do Magia de Natal tem semelhanças com o surgimento da Oktoberfest: um momento para celebrar a união dos moradores e a reconstrução da cidade após uma grande enchente. O município já tinha uma programação natalina em 2008, mas houve mobilização dos empresários para ampliar o evento e torná-lo marcante para as pessoas que passaram por momentos difíceis semanas antes.

O embrião do Magia de Natal cresceu, ocupando espaço no Parque Vila Germânica e com desfiles temáticos na Rua Alberto Stein. Com a 12ª edição em 2019, o evento também ganhou pista de patinação no gelo e desfiles pela Rua XV de Novembro, a principal da cidade, por onde também ocorrem os desfiles da Oktoberfest, em outubro. Na opinião do secretário municipal de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel, o Natal tem potencial para seguir os mesmos passos da Oktober e tornar-se um evento nacional.

Continua depois da publicidade

– O Magia de Natal está deixando de ser apenas do blumenauense para se tornar um evento turístico com grande impacto econômico na cidade. O potencial de crescimento é enorme e as operadoras de turismo já nos consideram o segundo principal Natal do país. Hoje somos uma ótima alternativa para os turistas que já visitaram Gramado (RS) e querem conhecer outras opções, com potencial de em três a quatro anos fazermos um Natal tão bom quanto o da cidade gaúcha.

Mais de 350 mil visitantes

A estimativa do dirigente blumenauense é que 200 mil pessoas passaram pela Vila de Natal em apenas um mês, desde 15 de novembro. A expectativa é que outros 150 mil visitantes ainda conheçam o espaço temático até o dia 30 de dezembro.

Greuel adianta que o planejamento para 2020 inclui um trajeto experimental que, por enquanto, é chamado de “corredor de Natal”, com decoração temática desde a Rua Itajaí, no bairro Vorstadt, até o Parque Vila Germânica, na Velha, impactando também as ruas Beira-Rio, São Paulo e Martin Luther, na região central da cidade.

Outros desafios da organização incluem aumentar a divulgação fora de Santa Catarina e tornar o evento superavitário a partir do próximo ano, já que ainda é necessário usar parte do lucro da Oktoberfest para fechar o caixa do evento natalino.

Continua depois da publicidade

Alegria de trabalhar com o Natal o ano inteiro

Todo dia tem um pouco de Natal na vida de Dona Maria, a guardiã do Magia de Natal em Blumenau. Ela cuida de cada botão, furo ou corte nas roupas e acessórios para que tudo esteja perfeito quando as crianças e personagens desfilarem pela Rua Alberto Stein e forem fotografadas pelos milhares de visitantes e turistas que acompanham o evento. E todo o trabalho é feito em conjunto com o marido, seu Atanir, sendo há dez anos a renda da família.

Tudo começa em janeiro, quando Maria Gessi Ribeiro Ruth, 49 anos, e Atanir Goes Ruth, 58, verificam o estado das roupas e da decoração usadas no Natal do ano anterior. As peças são contabilizadas e passam por um processo de limpeza no depósito do Parque Vila Germânica. A partir daí, eles separam, passam, costuram e deixam pendurado cada item do figurino, além de restaurar e organizar cada peça a ser utilizada.

A pressão aumenta a partir de setembro com a proximidade do Natal. Dona Maria se cobra muito para que todas as luzes dos vestidos estejam alinhadas e os detalhes dos acessórios estejam iguais. Se algo estiver torto ou alguma pessoa esquecer um acessório, como o chapéu minutos antes do desfile, ela ainda consegue “dar um jeitinho” para que tudo esteja impecável. Neste momento, ela é recompensada pela paciência e dedicação.

– A felicidade das pessoas, cada sorriso e cada olho brilhando é um presente. Dá pra ver que as pessoas estão muito felizes e em paz com tudo isso. Esse também é um momento importante de reflexão para as pessoas se unirem. O Natal faz isso. É um momento em que as pessoas que estão longe se reúnem e se perdoam.

Continua depois da publicidade

Mistura de fé e cultura em Pomerode

Na terra do maior ovo decorado e da maior árvore de Páscoa do mundo, o Natal também é preparado de forma especial. O Weihnachtsfest destaca os domingos de advento, que antecedem o dia 25 de dezembro, para celebrar a data de forma religiosa em Pomerode e resgatar tradições de origem germânica.

Além de contemplar a decoração e as luzes de Natal, as crianças que visitam Pomerode também podem ajudar o Papai Noel a fazer os presentes. Há um espaço para que elas possam juntar peças e criar brinquedos de madeira. A ideia é que os pequenos se conectem com a infância dos pais e consigam se divertir longe da tecnologia.

A programação do Natal também inclui atrações populares para os moradores da cidade. Neste domingo, dia 15, haverá show gratuito com a banda Dazaranha no Centro Cultural, além de abertura da banda local Pedra Bruta. Já o Teatro Municipal tem apresentações de ballet com o Corpo de Baile Municipal e peça com o grupo “A vida é uma peça” e Coral Pommersänger nos próximos domingos.

Leia as últimas notícias do NSC Total

Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao melhor conteúdo de Santa Catarina e aproveitar os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade