A Mercedes precisou suar para manter o domínio dos treinos de classificação na Fórmula 1. Sem a suspensão interligada, banida pela FIA, o carro se mostrou mais inconstante do que nas etapas anteriores, forçando Rosberg a usar pneus super-macios e com Hamilton batendo logo no Q1. Mas, ainda assim, com uma bela primeira volta no Q3, o alemão Nico Rosberg saiu com a pole em Hockenheim, com o tempo de 1m16s540.
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Em segundo, larga o finlandês Valtteri Bottas, da Williams, provando o bom rendimento de seu carro nas últimas provas, na marca de 1m16s759. Quem sai em terceiro, é o brasileiro Felipe Massa, da Williams, com 1m17s078.
Kevin Magnussen, da McLaren, larga em quarto, com o tempo de 1m17s514, seguido pelos carros da Red Bull, com Daniel Ricciardo (1m17s273) e Sebastian Vettel (1m17s577). Fernando Alonso (1m17s649), da Ferrari, sai na sétima posição, à frente de Daniil Kvyat (1m17s965), da Toro Rosso. Os dois carros da Force India fecharam o Top 10, com Nico Hulkenberg (1m18s014) e Sergio Pérez (1m18s035).
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A largada para o Grande Prêmio da Alemanha, no circuito de Hockenheim, está marcada para este domingo, ás 9h (horário de Brasília). Mais uma vitória de ponta-a-ponta para a Mercedes?
O treino
Q1
Na primeira parte do treino, a FIA mostrou que o banimento da suspensão interligada, amplamente utilizada pela Mercedes, fez diferença. Nico Rosberg não conseguiu uma boa volta em suas três primeiras tentativas, precisando utilizar os pneus super-macios para cravar o melhor tempo, enquanto Lewis Hamilton teve uma quebra no disco de freio dianteiro-direito e foi reto em uma curva, batendo forte no muro.
O treino foi paralisado com sete minutos para o final, mas mesmo com o acidente, Hamilton tinha a melhor volta do Q1, com isso, passou para o Q2. Os eliminados foram os usuais: Adrian Sutil, da Sauber, Jules Bianchi, da Marussia, Pastor Maldonado, da Lotus, Kamui Kobayashi, da Caterham, Max Chilton, da Marussia, e Marcus Ericsson, da Caterham, que não marcou tempo.
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Q2
Na sua primeira volta na segunda parte do tempo, Rosberg novamente utilizou o super-macio, marcando o melhor tempo. Bottas fechou sua volta logo na sequencia de Massa, colocando mais de quatro décimos sobre seu companheiro de equipe.
Com os favoritos garantindo a passagem ao Q3, coube a Jenson Button e Kimi Raikkonen os papéis de “zebras”. O britânico da McLaren foi, em 11º, seguido pelo finlandês, da Ferrari. Os seguintes foram: Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, Esteban Gutierrez, da Sauber, Romain Grosjean, da Lotus, e Hamilton, que não foi à pista.
Q3
Logo em sua primeira volta, Nico Rosberg cravou o melhor tempo do final de semana, usando os pneus super-macios, 1m16s540. As duas Williams fecharam as três primeiras posições, com Bottas em segundo e Massa em terceiro. Vettel fechou sua volta em quarto e Magnussen era o quinto.
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Na segunda perna de voltas, a 3 minutos para o final do treino, Massa foi o primeiro a abrir volta no pelotão da frente, mas manteve-se em terceiro. Bottas conseguiu melhorar seu tempo e ficar a 2 décimos de Rosberg, que garantiu a pole. Magnussen surpreendeu e conseguiu colocar sua McLaren à frente das Red Bull, largando em quarto, com Ricciardo e Vettel na sequencia.
Confira o grid de largada para a 10ª etapa da Fórmula 1
1 – Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – 1m16s540
2 – Valtteri Bottas (FIN) – Williams – 1m16s759
3 – Felipe Massa (BRA) – Williams – 1m17s078
4 – Kevin Magnussen (DIN) – Mclaren – 1m17s514
5 – Daniel Ricciardo (AUS) – Red Bull – 1m17s273
6 – Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – 1m17s577
7 – Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – 1m17s649
8 – Daniil Kvyat (RUS) – Toro Rosso – 1m17s965
9 – Nico Hulkenberg (ALE) – Force India – 1m18s014
10 – Sergio Pérez (MEX) – Force India – 1m18s035
Q2
11 -Jenson Button (GBR) – McLaren – 1m18s193
12 – Kimi Raikkonen (FIN) – Ferrari – 1m18s273
13 – Jean-Eric Vergne (FRA) – Toro Rosso – 1m18s285
14 – Esteban Gutierrez (MEX) – Sauber – 1m18s787 – Larga em 17º – punido por colisão no treino livre
15 – Romain Grosjean (FRA) – Lotus – 1m18s983
16 – Lewis Hamilton (GBR) – Mercedes – Sem tempo
Q3
17 – Adrian Sutil (ALE) – Sauber – 1m19s142
18 – Jules Bianchi (FRA) – Ferrari – 1m19s676
19 – Pastor Maldonado (VEN) – Lotus – 1m20s195
20 – Kamui Kobayashi (JAP) – Caterham – 1m20s408
21 – Max Chilton (GBR) – Marussia – 1m20s489
22 – Marcus Ericsson (SUE) – Caterham – Sem tempo